19 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Veja vantagens e desvantagens de alugar imóvel por conta própria

Imobiliárias são opção, mas empresas cobram taxa de administração

Quais as vantagens e desvantagens de deixar um imóvel sob responsabilidade de uma imobiliária para locação? E tratar diretamente com o futuro inquilino?

O aluguel feito pela imobiliária tem alguns procedimentos de rotina, visando resguardar os direitos do proprietário e garantir a tranquilidade do futuro morador. O primeiro passo da imobiliária é fazer uma avaliação de mercado para definir o valor do aluguel.

A empresa verifica o cadastro do inquilino e do fiador, e elabora um contrato. Todas as cobranças serão feitas pela imobiliária: aluguel, seguro, condomínio, IPTU, água e energia. Em caso de rescisão de contrato, são feitas vistorias e uma checagem dos pagamentos, para que o imóvel seja novamente liberado para locação.

O presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul, Marcos Augusto Netto, explica que as imobiliárias cobram taxas médias de 10% sobre o valor do aluguel. Existe ainda o aluguel garantido, quando o proprietário recebe o pagamento todo mês, mesmo se o inquilino estiver inadimplente. Nesse caso, a taxa cobrada pela imobiliária pode ser um pouco maior.

O proprietário também pode locar o imóvel por conta própria. Segundo a advogada Telma Marcon, é preciso ter a garantia de um contrato por escrito. Negociações verbais não são aconselhadas. No contrato, o locador pode exigir garantias como: fiador, seguro fiança ou ainda caução, que é o valor equivalente a três aluguéis adiantados. Esse dinheiro deverá ser devolvido ao final do contrato. O IPTU pode ser negociado, mas o contrato deve especificar quem vai pagar o imposto. É aconselhável ainda fazer um termo de vistoria sobre as condições do imóvel no início e no final do contrato.

Fonte: G1

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>