É hora de reformar o quarto e você viu fotos em várias revistas, pesquisou na internet, já sabe a cor da parede, o papel de parede e até o lustre que quer instalar. Tudo isso é legal e vai dar personalidade ao ambiente. Mas, lembre-se: antes do resultado final aparecer é importante fazer uma reforma bem feita, que envolve algumas questões mais técnicas.
Antes de tudo, veja como está o quarto. Ele já tem piso? A pintura está boa? A instalação elétrica atende as suas necessidades? Tem número suficiente de tomadas?
Você sabe os móveis que irá colocar e o tamanho deles? Comece a planejar o layout dos móveis que irá ajudar você a não se esquecer do que precisa.
Confira a lista que preparamos para você não errar:
- Verifique se as instalações de elétrica e a iluminação estão funcionando.
- Ter uma janela bem posicionada que garanta iluminação e ventilação! Ele deve receber pelo menos 2 horas de sol por dia.
- Se for instalar TV lembre-se que precisará de ponto de antena e tomada. A fiação fica embutida na parede ou cria-se um painel de marcenaria para esconder os fios.
- Pintar renova o quarto e custa pouco. Tons neutros e suaves, como cinzas e beges, ajudam no descanso.
- Você pode usar papel de parede. A instalação não faz sujeira, mas o cheiro da cola é forte. Programe-se para não dormir no quarto neste dia.
- Atenção à localização dos interruptores e tomadas, coloque nas laterais da cama para ligar um abajur, por exemplo, mas não atrás da cabeceira ou dos armários.
- Geralmente o quarto é iluminado por um ponto de luz central no teto. Se você puder adquirir uma luminária de luz indireta, aquela que rebate a luz para o teto, isto evita que ao se deitar na cama a luz direta ofusque a visão.
- Se você quiser colocar outras luminárias no teto ou pendentes tem que deixar os pontos durante a obra ou instalar forro para fazer a nova distribuição.
- Dê preferência para lâmpadas amarelas, principalmente no espelho que for fazer maquiagem para garantir fidelidade das cores.
- Portas de correr economizam espaço, as de abrir precisam de circulação maior.
- Meça o pé direito que é a altura do chão ao teto e opte por guarda-roupas que vão até o teto, assim você aproveita espaço.
- Neste ambiente pode-se usar qualquer tipo de piso: carpete, laminado, cerâmica, porcelanato. A escolha fica de acordo com a sua preferência.
Garanta espaço suficiente:
- O quarto deve acomodar uma cama grande. Com o passar dos anos os quartos ficaram menores e os colchões maiores. Os mais usados são: casal 1,38×1,88 metros, Queen 1,58×1,98m e 1,85×1,98m King (largura x comprimento).
- Colchões de espuma podem variar entre 12 centímetros e 25 cm de espessura, dependendo da densidade. E os de mola ficam entre 20 cm e 40 cm.
- Escolha um colchão firme que sustente o corpo e de tamanho adequado para o ambiente. Se optar por um modelo de espuma consulte a tabela de adequação de peso e altura.
- Saiba a medida de todos os móveis: cômodas, penteadeira, cama, sapateira, criados mudos e planeje a disposição deles para aproveitar bem o espaço.
- Não se esqueça de deixar um espaço entre a cama e a parede para poder circular, o mínimo recomendado é 60 cm.
- A cabeceira ocupa espaço. Do tipo painel em MDF tem espessura mínima de 2 cm, e as prontas de 5 a 8 cm. Acrescente ao comprimento da cama.
- O guarda-roupa tem de 60 a 65 cm de profundidade. Reserve um espaço para ele. E se houver pouco espaço para abrir as portas, melhor um guarda-roupa com portas de correr.
- Em suítes a abertura da porta do quarto para o banheiro faz perder espaço para dispor os móveis. Planeje bem o layout do ambiente.
- Veja se a loja em que comprou tem serviço de montagem. Se você tiver que montar veja se tem as ferramentas e avalie a facilidade.
- No recebimento do mobiliário verifique se todas as peças foram entregues e se não há defeitos.
Evite erros:
- Não quebre paredes sem verificar se são estruturais ou se tem pilares.
- Não compre os móveis antes de verificar as dimensões do quarto.
- Não comece a obra sem saber ao certo o que você vai fazer.
- Não mude de ideia durante a obra.
- Teste as instalações para saber onde estão tomadas e interruptores.
- Verifique o estado de conservação de piso, parede e teto.
Mão de obra para reforma - Se for reformar o piso, você vai precisar de um pedreiro instalador, para a pintura o pintor, para o gesso o gesseiro e para tomadas e iluminação o eletricista.
Para os móveis, as lojas costumam disponibilizar instaladores. Pergunte. Se optar por móveis planejados escolha um bom marceneiro. E é comum precisar de um retoque na pintura após a instalação, combine com seu pintor!
Fonte: ZAP Imóveis