5 de fevereiro de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Veja o que você precisa saber para ter o quarto dos sonhos

Separamos uma lista para diminuir as dúvidas na hora de reformar

Planeje sua obra antes de iniciar os trabalhos com o pedreiro (Fotos: Shutterstock)

É hora de reformar o quarto e você viu fotos em várias revistas, pesquisou na internet, já sabe a cor da parede, o papel de parede e até o lustre que quer instalar. Tudo isso é legal e vai dar personalidade ao ambiente. Mas, lembre-se: antes do resultado final aparecer é importante fazer uma reforma bem feita, que envolve algumas questões mais técnicas.

Antes de tudo, veja como está o quarto. Ele já tem piso? A pintura está boa? A instalação elétrica atende as suas necessidades? Tem número suficiente de tomadas?

Você sabe os móveis que irá colocar e o tamanho deles? Comece a planejar o layout dos móveis que irá ajudar você a não se esquecer do que precisa.

Confira a lista que preparamos para você não errar:

- Verifique se as instalações de elétrica e a iluminação estão funcionando.

- Ter uma janela bem posicionada que garanta iluminação e ventilação! Ele deve receber pelo menos 2 horas de sol por dia.

Verifique se está tudo correto com a parte elétrica da sua casa

- Se for instalar TV lembre-se que precisará de ponto de antena e tomada. A fiação fica embutida na parede ou cria-se um painel de marcenaria para esconder os fios.

- Pintar renova o quarto e custa pouco. Tons neutros e suaves, como cinzas e beges, ajudam no descanso.

- Você pode usar papel de parede. A instalação não faz sujeira, mas o cheiro da cola é forte. Programe-se para não dormir no quarto neste dia.

- Atenção à localização dos interruptores e tomadas, coloque nas laterais da cama para ligar um abajur, por exemplo, mas não atrás da cabeceira ou dos armários.

- Geralmente o quarto é iluminado por um ponto de luz central no teto. Se você puder adquirir uma luminária de luz indireta, aquela que rebate a luz para o teto, isto evita que ao se deitar na cama a luz direta ofusque a visão.

- Se você quiser colocar outras luminárias no teto ou pendentes tem que deixar os pontos durante a obra ou instalar forro para fazer a nova distribuição.

Não se esqueça de deixar os pontos puxados em caso de luminárias pendentes

- Dê preferência para lâmpadas amarelas, principalmente no espelho que for fazer maquiagem para garantir fidelidade das cores.

- Portas de correr economizam espaço, as de abrir precisam de circulação maior.

- Meça o pé direito que é a altura do chão ao teto e opte por guarda-roupas que vão até o teto, assim você aproveita espaço.

- Neste ambiente pode-se usar qualquer tipo de piso: carpete, laminado, cerâmica, porcelanato. A escolha fica de acordo com a sua preferência.

Garanta espaço suficiente:

- O quarto deve acomodar uma cama grande. Com o passar dos anos os quartos ficaram menores e os colchões maiores. Os mais usados são: casal 1,38×1,88 metros, Queen 1,58×1,98m e 1,85×1,98m King (largura x comprimento).

- Colchões de espuma podem variar entre 12 centímetros e 25 cm de espessura, dependendo da densidade. E os de mola ficam entre 20 cm e 40 cm.

- Escolha um colchão firme que sustente o corpo e de tamanho adequado para o ambiente. Se optar por um modelo de espuma consulte a tabela de adequação de peso e altura.

- Saiba a medida de todos os móveis: cômodas, penteadeira, cama, sapateira, criados mudos e planeje a disposição deles para aproveitar bem o espaço.

- Não se esqueça de deixar um espaço entre a cama e a parede para poder circular, o mínimo recomendado é 60 cm.

Deixe um espaço entre a cama e a parede para circulação

- A cabeceira ocupa espaço. Do tipo painel em MDF tem espessura mínima de 2 cm, e as prontas de 5 a 8 cm. Acrescente ao comprimento da cama.

- O guarda-roupa tem de 60 a 65 cm de profundidade. Reserve um espaço para ele. E se houver pouco espaço para abrir as portas, melhor um guarda-roupa com portas de correr.

- Em suítes a abertura da porta do quarto para o banheiro faz perder espaço para dispor os móveis. Planeje bem o layout do ambiente.

- Veja se a loja em que comprou tem serviço de montagem. Se você tiver que montar veja se tem as ferramentas e avalie a facilidade.

- No recebimento do mobiliário verifique se todas as peças foram entregues e se não há defeitos.

Evite erros:

- Não quebre paredes sem verificar se são estruturais ou se tem pilares.

- Não compre os móveis antes de verificar as dimensões do quarto.

- Não comece a obra sem saber ao certo o que você vai fazer.

- Não mude de ideia durante a obra.

- Teste as instalações para saber onde estão tomadas e interruptores.

- Verifique o estado de conservação de piso, parede e teto.

Mão de obra para reforma - Se for reformar o piso, você vai precisar de um pedreiro instalador, para a pintura o pintor, para o gesso o gesseiro e para tomadas e iluminação o eletricista.

Para os móveis, as lojas costumam disponibilizar instaladores. Pergunte. Se optar por móveis planejados escolha um bom marceneiro. E é comum precisar de um retoque na pintura após a instalação, combine com seu pintor!

Contrate um profissional para cada área específica

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>