23 de dezembro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Vai passar o Natal a dois? Veja dicas para adaptar pratos e arrasar na ceia

Quando se pensa em ceia de Natal, logo vem à cabeça a mesa cheia de gente, família grande e comida farta, certo? Pois é, mas não são todos que celebram a data em grupos grandes. Os motivos podem ser muitos: a família mora longe, você está sem grana, não vai ter folga do trabalho, o bebê ainda é pequeno para viajar ou simplesmente está afim de algo mais íntimo.

Independente de qual for a razão, todo mundo um dia pode acabar passando um Natal mais compacto – o que não precisa ser sinônimo de um jantar comum. É possível, sim, fazer uma ceia natalina a dois (ou a três). Mas se por um lado a vantagem é a economia nos ingredientes, por outro às vezes fica difícil adaptar algumas receitas para pequenas porções.

Pensando nisso, o UOL Comidas e Bebidas conversou com alguns chefs e reuniu as melhores dicas para quem quiser caprichar na ceia com versões menores dos grandes pratos natalinos – e sem desperdiçar comida.

1 – Liberte-se das tradições 

Getty Images

Para o chef Viko Tangoda, do buffet Viko Gastronomia, se a ceia será para um casal, já sairá do convencional. “Que tal aproveitar a ocasião para fugir dos outros padrões natalinos e criar pratos diferentes? Tem gente que nem gosta tanto de peru – aproveite e faça o que gosta, se desprenda”, recomenda. Prepare uma massa diferente, como o Canelone Catalão, um Risoto de Camarões e Alcachofra ou ainda uma carne requintada como o Boeuf Bourguignon.

2 – Compre porções menores 

Getty Images

Ok, se para você não ter peru significa não ter Natal, não se desespere. Você pode comprar uma ave menor (deve encontrar no mínimo um de 3 kg) e preparar do mesmo jeito, seguindo as medidas proporcionais. Daí não tem como fugir das sobras, mas seja criativo e reaproveite o prato no dia seguinte no almoço, em lanches e em tortas.

3 – Adapte o peru

Tadeu Brunelli/ UOL

Outra saída é preparar peito de peru. É mais fácil, rápido e mantém o sabor natalino da sua ceia. A dica da chef Dani Padalino, da Banqueteria Nacional, é preparar um peito de peru recheado – não fica devendo em nada ao tradicional prato. Inove e cozinhe um Peito de Peru Recheado com Damasco ou Peito de Peru Recheado com Castanhas Portuguesas ao Molho de Vinho do Porto e Cerejas.

4 – Invista em outras aves e carnes 

Evandro Povh/Divulgação

Tender, chester, lombo… São tantas opções que em uma ceia para dois fica até difícil escolher. A dica é fazer uma ou no máximo duas opções para não sobrar tanta comida. Uma das vantagens é que esses outros ingredientes são menores, o que facilita na hora de cozinhar para um casal. Experimente fazer um Pernil e Paleta de leitoa, Tender com Compota de Frutas e Farofa Crocante ou Lombo Assado com Batatas e Alecrim.

5 – Compre a comida em bufê ou semi-pronta

Getty Images

Uma saída para não se complicar nos preparativos se você estiver sem tempo é cozinhar os acompanhamentos e encomendar algum dos pratos em algum bufê. “Quando você compra a ceia pronta, você consegue personalizar e escolher a quantidade necessária para você”, recomenda Padalino. Mas fique atento: por ser em porções menores, pode ficar mais caro.

6 – Variedade

Getty Images

Ao invés de preparar uma mesa farta apenas de carnes e aves, invista nos acompanhamentos. E para não deixar a refeição pesada, não precisa caprichar tanto na quantidade, mas sim na variedade. “Faça acompanhamentos agridoces, com frutas assadas, como maçã, pêra e abacaxi. Se for fã de batata, prepare uma de forno ou arrisque-se e faça uma batata-doce”, recomenda o chef Carlos Siffert, da Casa Santa Luzia.

7 – Leveza

Divulgação

Não exagere nos ingredientes calóricos ou pesados – afinal, com uma mesa farta e poucas pessoas para dividir, pode ser difícil se conter. Para a ceia não pesar, a dica de Siffert é investir também em saladas como acompanhamento. “Use folhas verdes, frutas secas (que é a cara do Natal), figos frescos e nozes. É uma ótima opção e também mais fácil de acertar a quantidade”.

8 – Sobremesas compactas 

Divulgação

Travessas enormes de doces não precisam fazer parte desta ceia. “A clássicarabanada é uma sobremesa ideal para quem vai jantar a dois, pois é só escolher quantos pães você quer e fazer”, lembra Siffert. Sorvete também é outra dica bacana. “Se gostar, incremente com creme com frutas cristalizadas para dar o toque de Natal”, indica Padalino.

9 – Aproveitar as sobras no dia (e na semana) seguinte 

Getty Images

A chef da Banqueteria Nacional revela que sempre considera que os clientes comerão as refeições na ceia e no almoço do dia 25. Portanto, se errar na quantidade, reaproveite o cardápio no almoço ou durante a semana. O chef da Casa Santa Luzia também segue o mesmo preceito e recomenda que o peru possa ser reutilizado em salpicão, sopa, sanduíche, torta ou desfiado com arroz.

10 – Capriche na decoração 

Getty Images

Investir na toalha de mesa, na louça que será utilizada, montar um arranjo de frutas e um de flores, pode dar o toque final e especial para a noite de Natal. Não adianta caprichar nos pratos e nos quitutes se a apresentação for a de sempre. Saia da rotina, abra um espumante e capriche: a ocasião merece.

Fonte: UOL

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>