2 de maio de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Uso de energia solar reduz conta de energia em condomínio

Equipamento foi instalado gratuitamente pela Eletropaulo. Economia de energia ficou entre 30% e 50%.

A utilização de energia solar permitiu ao condomínio Guaianazes A 28, na Zona Leste de São Paulo, economizar entre 30% e 50% sem a necessidade de mudar os hábitos de consumo, como mostrou o SPTV nesta quinta-feira (1º).

Os cilindros e as placas, que custam em média R$ 5 mil, foram instalados gratuitamente pela Eletropaulo na cobertura dos prédios. A água passa por canos sob a placa e, depois de aquecida, é armazenada no cilindro, que tem capacidade para 200 litros. Depois, ela vai para o chuveiro, que é um dos vilões das contas de eletricidade.

Ao todo foram instalados 160 aparelhos – um para cada apartamento. A iniciativa da Eletropaulo obedece a uma lei que obriga as concessionárias de energia a investirem 0,5% do seu faturamento bruto em programa de eficiência energética. A Eletropaulo procurou a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e propôs a instalação.

“Na minha casa [a conta] baixou pela metade em torno de R$ 50”, afirmou uma moradora. Em tempos de escassez, ela os vizinhos ainda economizam água com a ajuda de um chuveiro inteligente. O aparelho tem um alarme que toca depois de oito minutos de banho.

Fonte: G1

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>