27 de junho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Tumultos – Como evitar maiores prejuízos?

Veja como minimizar eventuais prejuízos causados na propriedade particular por danos causados por atos de vandalismo em condomínios (e demais propriedades particulares, tais como lojas, casa).

CFTV – Primeiramente, é muito recomendável que se tenha, até por questões óbvias de segurança em geral, um bom sistema identificador de CFTV, vez que boa parte dos vândalos escondem suas “caras”, sendo que a identificação é por deveras importante para que se impute responsabilidades a qualquer praticante de atos “destruidores” e que gerem danos variados ao patrimônio particular.

TESTEMUNHAS – Outra forma, não prejudicado um bom e seguro sistema de CFTV, são testemunhas, as quais podem, com o mesmo objetivo acima, ajudar na identificação dos vândalos, a fim de que procedimentos administrativos (Distrito Policial) e/ou judiciais possam ser adotados visando a reparação de quaisquer danos causados ao patrimônio.

FUNCIONÁRIOS PREPARADOS – Destacadamente os que atuam na visibilidade de acontecimentos externos, tais como porteiros que controlam entrada e saída de pedestres (P1) e aqueles que controlam entrada e saída de veículos (P2), ao perceberem essa movimentação estranha e/ou atípica, devem procurar auxílio junto à polícia local (DP) e Polícia Militar, independentemente de tal providência já ter sido ou não adotada por outro morador da rua ou do condomínio.

Havendo identificação positiva, a indenização por ato de “vandalismo” é regida pelas nossas leis pátrias, bastando seguir as formalidades administrativas (Distrito Policial) e/ou judiciais, ao que somente citaremos o seguinte artigo legal:

CÓDIGO CIVIL:

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Contudo, dependendo do vulto do movimento, nenhuma das alternativas acima ou mesmo outras mais que poderíamos elencar darão conta de coibir, evitar ou, se efetivados os danos, reparar o que já destruído pelos atos do vandalismo.

Assim, entrevistamos o Sr. Cláudio Cambraia da Silveira, experiente corretor de seguros na Capital do Estado de São Paulo, onde gentilmente o Sr. Cláudio nos informou que há uma maneira de se tentar minimizar prejuízos dessa monta, ou seja, através da contratação de SEGURO ESPECÍFICO.

Seguro_07_farinelli

SEGURO – Em rápidas considerações, o Sr. Cláudio Cambraia nos informou que há uma modalidade de seguro onde há cobertura para determinados atos, os quais são provenientes de TUMULTOS, ao que destacamos que alguns dos participantes dos movimentos nacionais estão mesmo é isoladamente TUMULTUANDO ditos movimentos legítimos.

Assim, antes de continuarmos, havemos de fazer uma distinção entre “VANDALISMO” e “TUMULTO”.

VANDALISMO: Destruir o que é respeitável pelas suas tradições, antiguidades ou beleza. Definição Cia. Porto Seguro.

TUMULTO: Ação de pessoas, com características de aglomeração, que perturba a ordem pública através da prática de atos predatórios. Definição Cia. Porto Seguro.

FUNDO DE RESERVA “POLPUDO” – Por fim, sempre é recomendável que se tenha um bom caixa para eventualidades desse tipo.

Fonte: Portal da Band

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>