17 de agosto de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Trepadeiras nos condomínios podem ajudar no combate à poluição

Um estudo britânico divulgado recentemente apontou que utilizar plantas trepadeiras nas paredes externas dos prédios e em diversos edifícios na mesma rua, pode funcionar como uma espécie de filtro contra a poluição. Esse método pode reduzir em até 30% os poluentes no ar das grandes metrópoles.

Os resultados dessa pesquisa realizada pelas universidades de Birmingham e Lancaster foram publicados no periódico Tecnologia e Ciência do Ambiente. Segundo afirmou a BBC Brasil Rob Mackenzie, um dos autores da pesquisa, o diferencial dos “corredores verdes” é que eles limpam o ar que está no espaço entre os prédios.

“Até agora todas as iniciativas para tentar reduzir a poluição têm sido feitas ‘de cima para baixo’, como livrar-se de carros velhos, acrescentar catalisadores e até introduzir taxas de congestionamento – e elas não têm mostrado o efeito desejado”, afirmou Mackenzie à rede.

O especialista João Manoel Feijó, da empresa Ecotelhado, acrescenta mais benefícios ao uso de trepadeiras nas fachadas. Segundo ele, a Ecoparede criada pela empresa ajuda também a controlar a temperatura das fachadas.

“O jardim vertical ou Ecoparede requer cuidados mínimos. Ele é montado destacado da parede, evitando assim passar umidade ao prédio, além de ser ecológico, ajudando no combate à poluição e no controle da temperatura”, explica.

Jardins verticais
Com efeito similar, existem também os conhecidos jardins verticais que são normalmente compostos por diversos tipos de plantas, que precisam de sistema de irrigação, além de fertilizantes e muitos cuidados.

Anne Jaluzot, membro de um grupo comunitário sobre plantio de árvores afirmou que esses jardins verticais são bonitos, mas possuem alto custo de manutenção. “Simplesmente cobrir uma parede com plantas trepadeiras seria em geral uma solução muito melhor para prefeituras e organismos do setor”, disse a BBC Brasil.

Fonte: Condoworks

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>