4 de setembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Tintas: Beleza, preservação patrimonial e economia

Nos últimos anos surgiram no mercado novas opções de tintas, cada uma para um determinado fim e ambiente. Mas o sucesso de uma boa pintura – interna ou externa – só é possível com a participação de profissionais que garantem os melhores resultados

Todas as tintas para parede não garantem o mesmo resultado. Quais as suas diferenças? Quase a maioria dos síndicos tem alguma dúvida na hora de escolher a tinta que irá utilizar: vale a pena economizar comprando um produto mais barato? Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os parâmetros principais de qualidade para as tintas látex econômicas de cores claras: cobertura e resistência à abrasão. Responsável por mais de 50% das vendas de tintas no Brasil, a linha econômica custa menos, mas poupar tem seu preço: não há a presença de algumas matérias-primas caras, e a principal delas é a resina. Com pouca resina, a película formada pela tinta fica porosa, adere menos, suja mais e resiste menos a intempéries. Outro item que rareia nas econômicas é o dióxido de titânio, pigmento que dá cor branca e a opacidade.

E a lista de “prejuízos” da economia é mais extensa: só depois de seca, percebe-se qual será o aspecto; parece mais transparente enquanto úmida, o que significa mais demãos. A sua durabilidade é de dois anos (as melhores garantem uma boa qualidade por cinco anos), e só suporta cerca de 100 esfregadelas na hora da limpeza.

Uma tinta de boa qualidade deve ter alguns requisitos, segundo a ABNT: 40 a 45% de água para a diluição e ajuste da viscosidade; 20 a 25% de resina agregam todos os elementos; 15% de pigmentos. Eles determinam propriedades como espessura e resistência a fungos e bactérias e evitam a formação de espuma. Há quatro tipos de resina no mercado: acrílica, que confere mais durabilidade e lavabilidade à tinta; vinílica, que tem boa cobertura, mas não resiste tanto a lavagens e ao tempo quanto a acrílica; epóxi, resiste bem à umidade; e a alquídica, que é usada em tintas à base de óleo.

Participação profissional

Quais os benefícios que a tinta proporciona aos imóveis? Definindo de uma maneira simplista, tinta é uma mistura homogênea de solventes (até mesmo água), aditivos, resinas e pigmentos que tem por finalidade revestir uma superfície de modo a protegê-la contra a ação de intempéries de todos os gêneros. A aplicação deste produto envolve conhecimentos técnicos e o trabalho especializado de profissionais a fim de escolher corretamente o tipo de revestimento, modo de preparação e técnica de aplicação. A participação de profissionais garante uma durabilidade maior no revestimento, uma relação positiva entre custo e benefício, além de um fator muito importante atualmente: a atuação responsável quanto ao meio social e meio ambiente.

Preparação

O bom acabamento da pintura não depende só de uma tinta de boa qualidade. Além de ser compatível com as características do ambiente, a superfície deve ser preparada para recebê-la. As tintas acrílicas resistem mais a lavagens e intempéries do que as do tipo PVA (sigla em inglês para acetato de polivinil), que têm resina vinil acrílica. Falhas de pintura, como soltar pó, descascar ou apresentar bolhas e mofo, podem ser evitadas tomando alguns cuidados básicos. Antes de pintar paredes novas, é necessário esperar que todos os seus componentes sequem. Se a argamassa leva cal, precisa de 15 dias para secar. O período aumenta para 28 dias em locais sem ventilação. Sem a cal, deve-se esperar uma semana.

Quanto à umidade, não adianta apenas passar a tinta em cima de manchas escuras. É preciso resolver o problema para que ele não volte a aparecer. O correto é refazer o chapisco, o reboco e a pintura usando impermeabilizantes, que forma uma camada espessa contra a infiltração.

Fonte: Jornal do Síndico

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>