6 de dezembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Tempo de luzes e cores

Com a chegada do final do ano, é hora de preparar o condomínio para entrar no clima festivo do Natal e do Réveillon

A chegada do mês de dezembro representa o momento de se preparar para as festas de Natal e Ano Novo. Para os síndicos, essa é a hora de resgatar antigos enfeites, buscar adereços novos e, com empenho e criatividade, decorar a fachada e as áreas comuns dos empreendimentos. Em muitos edifícios, as cores e o brilho de árvores, guirlandas e luzes pisca-pisca se tornaram tradição.

É assim, por exemplo, no condomínio Piazza di Toscana, que fica no Jardim Avelino, em São Paulo (SP). Desde 2005, a síndica e engenheira civil Ana Josefa Severino se dedica à montagem da decoração do jardim, das sacadas dos blocos e do hall de entrada. “Nós só não tivemos decoração no primeiro ano do condomínio, que foi entregue em setembro de 2004”, relembra.

Planejamento antecipado

Para que tudo esteja perfeito e dentro da previsão orçamentária, o planejamento começa no mês de junho. Ela costuma aproveitar os enfeites já adquiridos pelo condomínio, mas usa a imaginação para usá-los sempre de maneira diferente, incrementando a produção com peças novas. Este ano, a novidade são as mangueiras de luz colocadas na entrada.

“Fico muito feliz, pois os condôminos aguardam com muito carinho a nossa decoração.” E, para dar vida às suas ideias, Ana conta com a ajuda da equipe de funcionários do empreendimento.

A síndica também se preocupa com os gastos: para evitar desperdício de energia elétrica, as luzes são acesas apenas às 20h, e o controle de tempo desliga o sistema cinco horas depois. Além disso, como são usadas lâmpadas de LED, o custo diminui consideravelmente.

Festa tem até coral 

Em 2010, Ana passou a organizar uma festa para inaugurar a decoração, que tem a participação especial do Coral do Círculo dos Trabalhadores da Vila Prudente. “O coral se apresenta no térreo por cerca de meia hora. É muito lindo”, conta ela, que é formada em piano e adora música. A festa deste ano ainda coincidiu com o bazar de Natal, que reúne produções de artesanato e bijuterias.

Todo o cuidado da síndica com a decoração de Natal lhe rendeu vários prêmios, como os dois troféus entregues pela Associação Comercial da Mooca no concurso Natal Iluminado.

“É um grande trabalho, que exige dedicação e carinho, mas eu gosto muito de realizar a decoração. E os condôminos sempre comentam que adoram o resultado”, arremata.

Participação coletiva 

Montar a decoração de fim de ano no condomínio requer atenção a questões coletivas. Segundo Marcelo Mahtuk, diretor-executivo de uma administradora de São Paulo, a ausência de regras pode gerar um ponto de conflito.

“A recomendação é usar o bom senso e pensar na personalidade do empreendimento, ou seja, como os condôminos discutem seus assuntos. Outra sugestão é aprovar o tema em assembleia, deliberar as verbas e aproveitar o momento para montar uma comissão que irá cuidar da decoração”, aconselha.

Outra dica é a contratação de empresas especializadas, que desenvolvem projetos para cada edifício.

“A empresa avalia o conceito de cada condomínio, o que ajuda a valorizar o empreendimento e facilita o trabalho do síndico.” Ele também ressalta a importância da participação dos moradores: “Acho que o mais interessante é a integração entre os condôminos, que pode ser encorajada por eventos como bazares de Natal ou convocando as crianças para ajudar a decorar as árvores. Aproximar as pessoas ajuda muito na administração e tem impacto positivo no resto do ano.”

 No espírito natalino e com organização

  • Faça uma previsão orçamentária para a decoração de Natal e aprove os valores em assembleia
  • Tente envolver os condôminos e montar uma comissão para ajudar no planejamento e montagem da decoração
  • Procure padronizar a decoração das áreas externas para manter a harmonia do condomínio
  • No caso das luzes, evite sobrecarga nas instalações elétricas e busque alternativas mais econômicas
Fonte: iCondominial
sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>