7 de janeiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Sofá manchou? Veja como salvá-lo com vinagre e detergente

Uma barra de chocolate, uma lata de cerveja, um sanduíche caprichado ou até um simples chiclete. Todos esses itens podem parecer bastante inofensivos, mas podem causar um enorme estrago no sofá. Basta um leve descuido durante o lanche em frente à TV para criar uma enorme mancha no móvel. Mas não se desespere. Se o estofado for limpo rapidamente há grandes chances de salvá-lo e evitar gastos maiores. Veja a seguir como fazer isso usando produtos simples como vinagre e detergente.

A grande maioria das medidas requer que a pessoa aja o mais rápido possível, para evitar que as manchas sequem ou se aprofundem no sofá. A orientação é da chef de cozinha e professora de culinária Fátima Brandão, de Goiânia, que dedica parte de suas aulas a ensinar seus alunos a lidar com esses e outros acidentes envolvendo comidas.

Quando a mancha é causada por alimentos com pouca gordura, como verduras ou legumes, Fátima diz que basta usar uma mistura de dois copos com água e um com vinagre branco. Mergulhe um pano de prato comum em uma vasilha com os dois ingredientes e esfregue-o nos lugares sujos. Após aguardar uns minutos para que a solução faça efeito, passe um pano seco e retire o restante da sujeira. Esta é a mesma técnica utilizada para a limpeza cotidiana do sofá, que retira a sujeira comum que se acumula ao longo do tempo, afirma a professora de culinária.

No caso de alimentos mais gordurosos, como chocolate, o ideal é lavar com um pano macio embebido em água morna e detergente neutro. Esfregue e logo em seguida passe um pano úmido sem detergente. Depois, passe um pano seco pressionando o tecido. No caso de óleos, o procedimento é parecido, mas antes de iniciá-lo deve-se colocar um papel absorvente sobre a mancha, para retirar o excesso.

Já manchas de batom – produto que também contém gordura – devem ser retiradas com detergente neutro. Nesse caso, porém, comece a lavar somente esfregando o detergente na mancha e retirando com pano seco. Quando ela diminuir, passe o pano úmido e logo em seguida o pano seco. Manchas de cerveja devem ser removidas esfregando um pano com água morna, detergente e álcool. Após alguns minutos, esfregue um pano com água morna apenas.

Se você estiver saboreando um sanduíche e deixar cair catchup no sofá, procure retirar o máximo possível do molho com uma colher ou com uma faca sem serra. Coloque então um pouco de talco ou maisena no local. Após alguns minutos, retire o talco e lave com detergente e água morna.

Outra dica importante é para o caso de um chiclete grudar no tecido. Passe uma pedrinha de gelo até que ele endureça e raspe em seguida com uma pequena faca sem serra. Finalmente, no caso de manchas de lama, o procedimento é diferente dos demais. Ao invés de tirá-la imediatamente, deixe que ela seque. Depois, esfregue com uma escova de dentes macia para tirar a terra. Em seguida lave com água e vinagre.

Fonte: Terra

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>