4 de dezembro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Síndico deve se organizar para evitar calotes

Os síndicos são os representantes legais do condomínio, e uma das suas principais obrigações é cuidar das contas para evitar calotes.

Segundo o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Hubert Gebara, nesta época do ano, a saúde financeira do condomínio é a meta prioritária dos síndicos.

— Estamos no final do ano, quando incidem sobre os condomínios as despesas decorrentes do acordo coletivo e décimo terceiro salário.

Segundo Gebara, mão de obra e encargos são responsáveis por 50% das despesas gerais ordinárias.

— Em seguida vêm água e energia elétrica.

Como economizar

Para diminuir alguns desses gastos, o condomínio pode instalar de hidrômetros de medição de água individualizada.

— Esse equipamento deve  ser considerado indispensável se o mercado imobiliário se pretende sustentável, pois pode responder por uma economia de até 30% na conta, além de agregar valor de compra e venda ao imóvel.

Outra dica de economia de água e de eletricidade é não usar esguicho de alta pressão para varrer a área comum.

— As mangueiras não devem ser usadas como vassoura hidráulica. E o reuso da água da chuva também pode economizar bastante nesse locais.

As lâmpadas normais também podem ser substituídas por sistemas de acionamento por sensor de presença com lâmpadas fluorescentes ou de LED, dependendo da utilização da área.

O diretor de Administradoras da vice-presidência, João Luiz Annunciato sugere que os edifícios com dois elevadores no mesmo hall podem operar com apenas um deles nos horários de menor movimento.

— Com isso, consegue-se uma economia de até 15% na conta de luz.

Funções do síndico

O síndico nem sempre é pago pelo trabalho que faz. A possibilidade de remuneração depende do que foi decidido na convenção do condomínio. O mais comum é que o síndico fique isento do pagamento  das despesas normais como forma de remuneração.

Além de cuidar do condomínio, os síndicos devem elaborar uma previsão de gastos (orçamento) para cada período e devem cobrar o pagamento dos condôminos. Em caso de calotes, também é obrigação dos síndicos aplicar multas de acordo com a lei e com a convenção ou regimento interno.

Fonte: R7

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>