14 de agosto de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Síndico corta água de moradores inadimplentes em SP

Medida, aprovada em assembleia, causa polêmica entre condôminos. Pesquisa mostra aumento no número de inadimplentes na capital.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi) mostrou aumento no número de pessoas que não pagam a taxa de condomínio na capital paulista. Para tentar receber, o síndico de um prédio na Zona Leste cortou o fornecimento de água dos devedores. A medida,  aprovada em assembleia, causa polêmica entre os condôminos.

Os moradores de um prédio no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, que tem piscina, brinquedoteca e academia, precisam dividir uma despesa mensal de R$ 160 mil, o que inclui gastos com 16 funcionários responsáveis pela segurança e dez encarregados pela limpeza do lugar. Mas quando o condômino não paga, as contas atrasam e o prejuízo precisa ser dividido.

No ano passado, a inadimplência chegou ao limite no condomínio que tem mais de 300 apartamentos e 550 moradores. Sessenta por cento dos condôminos não pagaram a taxa. O síndico, então, levou para o cartório o nome e o CPF de todos os moradores que tinham dívida há mais de três meses. O resultado foi positivo: o número de inadimplentes caiu de 60% para 15%.

Uma pesquisa realizada pelo Secovi nos fóruns da capital apontou para um aumento no número de processos contra moradores que não pagam a taxa de condomínio. Em julho, foram registrados 996 casos, uma alta de 28,19% em relação a junho.

O síndico de outro condomínio que fica em Itaquera, na Zona Leste da capital, resolveu cortar o fornecimento de água de quem não paga a taxa. A medida foi aprovada em assembleia, mas causa polêmica. “Primeiro, ele recebe uma carta. Se em dez dias não pagar, a água é cortada”, explica o síndico.

Fonte: G1

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>