20 de setembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Sete consertos básicos que todo mundo deveria saber fazer em casa

Saber realizar alguns reparos é uma maneira de facilitar a resolução de problemas domésticos, afinal, você não vai precisar esperar por horas, ou até dias, pela visita de uma mão de obra especializada. Basta comprar os materiais necessários em uma loja e se dispor a colocar a mão na massa. Os especialistas garantem: é mais fácil do que parece!

Consertar torneira que não para de pingar:

Você vai precisar de: alicate, chave de fenda, chave inglesa ou de rosca e vedante

Passo a passo: Feche o registro geral do banheiro ou cozinha. Com uma chave inglesa ou alicate, desaperte o pino superior da torneira e termine de soltá-lo com a mão. Retire com cuidado. Com a chave de fenda, abra o parafuso interno da peça. A parte de cima deverá ser solta com a chave inglesa ou de rosca. Remova a peça. O courinho, como é chamado o anel que veda a torneira, provavelmente estará solto. Retire-o. Encaixe o novo courinho no pino e acople novamente a parte de cima da torneira. Com a ajuda do alicate, rosqueie bem, para que não fique solta. Coloque o parafuso na peça e aperte com a chave de fenda. Encaixe o pino de cima e aperte com o alicate. Reabra o registro e teste o funcionamento. Importante: Se observar que o courinho antigo está bem ajustado à torneira, você provavelmente terá de trocar a peça toda para acabar com o problema.

Consertar a descarga do banheiro que disparou:

Você vai precisar de: novo sistema de descarga da mesma marca, também chamado de “reparo” e chave de fenda

Passo a passo: Provavelmente a mola, localizada dentro da descarga, é que está danificada. Então, será preciso trocar o sistema da válvula, que controla o fluxo da água. Para isso, o primeiro passo é fechar o registro geral do banheiro (ou da própria válvula de descarga, caso tenha registro integrado). Depois, abra a tampa frontal da válvula e, com a chave de fenda, retire os parafusos laterais que fixam a caixa externa à parede. Em seguida, solte o parafuso central da válvula da descarga e retire todas as peças, inclusive a mola, que serão trocadas pelo novo “reparo”. Encaixe as peças novas na válvula e coloque-a novamente na parede. Fixe o parafuso central, recoloque a caixa externa e parafuse as laterais. Abra o registro geral e cheque se funcionou. Importante: Antes de recolocar o parafuso central da válvula, verifique se não está corroído. Caso esteja, substitua por um novo.

Desarmar um disjuntor:

Passo a passo: O disjuntor é projetado para ser desarmado automaticamente quando há risco de sobrecarga capaz de danificar o circuito elétrico. Mas você pode desarmá-lo manualmente quando quiser mexer no circuito elétrico ou substituir algum equipamento ligado à rede elétrica, por exemplo, um chuveiro. Para isso, vá até o quadro de luz e desligue a chave geral. Depois, abaixe o botão do disjuntor da área desejada, como se estivesse desligando uma lâmpada. Caso o seu quadro de luz não esteja identificado com os disjuntores de cada área, com a chave geral ligada, acenda as luzes de todos os ambientes: sala, cozinha, banheiros, dormitórios, área de serviço. Feito isso, vá ao quadro elétrico e desarme um dos disjuntores. Observe, então, qual foi o local da casa em que as luzes se apagaram e que, portanto, corresponde àquele disjuntor desligado. Aproveite a oportunidade para identificar todos os disjuntores. Importante: Nunca use objetos metálicos nos disjuntores, apenas ferramentas devidamente isoladas.

Limpar o ralo da pia:

Você vai precisar de: bicarbonato de sódio e vinagre branco de álcool

Passo a passo: Jogue um pouco de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida, despeje uma xícara de vinagre branco de álcool. Espere por 30 minutos até que a mistura faça efeito. Durante esse período, o ralo pode exalar um mau cheiro. Então, abra a torneira e veja se funcionou. Importante: Nunca jogue óleo ou outros resíduos gordurosos na pia.

Desentupir a pia:

Você vai precisar de: luvas de borracha e bacia ou balde

Passo a passo: Feche o registro da cozinha, para evitar o vazamento da água. Posicione um balde ou bacia abaixo da pia, logo depois do sifão. Solte o sifão e retire-o. Use as luvas de borracha, porque vai haver sujeira: é bem provável que dentro da peça você encontre água suja e resíduos, que devem ser descartados no balde. Em outra pia ou no tanque, lave o sifão em água corrente e, se necessário, sabão. Coloque-o de volta no lugar, reabra o registro, abra a torneira e veja se funcionou. Importante: Para evitar novos entupimentos, antes de lavar as panelas com gordura, coloque água e leve para ferver. Os restos de comida devem retirados dos utensílios antes da lavagem.

Trocar a resistência do chuveiro:

Você vai precisar de: resistência nova, chave Philips, alicate e escada

Passo a passo: Desligue a chave geral no quadro de luz. Posicione a escada sob o chuveiro e inicie a desmontagem da peça. Em alguns chuveiros de plástico, basta desenroscar a parte de baixo, chamada de espalhador, com as mãos. Em outros, será preciso desparafusar o espalhador com a chave Philips. Feito isso, com o chuveiro aberto, observe a mola da resistência, que deverá estar rompida ou escura, por conta da oxidação. Com um alicate, retire a resistência queimada e encaixe a nova na mesma posição. Monte o chuveiro novamente e, se necessário, parafuse-o. Antes de ligar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água escorrer por 30 segundos. Se o chuveiro estiver seco, a resistência queima. Importante: A resistência nova deve ser da mesma marca e modelo do chuveiro.

Fonte: UOL

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>