1 de novembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Sem goteiras

Falta de manutenção e obras sem supervisão adequada são os grandes causadores de infiltrações no condomínio

As infiltrações estão entre os maiores problemas existentes em condomínios e em geral são advindas de falta de manutenção ou falhas na construção do edifício. Dependendo da região do imóvel, porém, até o clima pode ajudar a ampliar as goteiras, e por isso é preciso prevenir ou remediar de forma rápida.

O gestor executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Wilson Neves, explica que em imóveis localizados no litoral a própria maresia pode causar infiltrações.

“É diferente de São Paulo, onde não é possível aferir que a geografia regional influencie. Neste caso, grande parte das infiltrações são resultados da falta de manutenção mesmo, de erro na aplicação do produto ou até da inexistência de uma camada impermeabilizante”, afirma.

Nestes casos, contar sempre com profissionais especializados pode ajudar a evitar ou arrumar o problema.

Antes prevenir que remediar 

Para o diretor de condomínios Roberto Piernikarz, é essencial que o condomínio busque estar em ordem com as manutenções preventivas.

“Um condomínio que não investe na prevenção gastará muito mais em uma obra emergencial”, comenta. Ele ressalta que, apesar de não ser possível prever quando o condomínio sofrerá com um problema de infiltração, é possível fazer um fundo reserva para o problema, que costuma ser comum, rateando-se um valor entre todas as unidades, para que obras emergenciais futuras possam acontecer assim que seja detectada infiltração.

Quando se trata de prevenção, também é possível contar com os produtos existentes no mercado, os quais podem ser indicados por especialistas na área. De acordo com Neves, os produtos que têm sido mais usados para combater infiltrações são as mantas asfálticas‎.

“Elas têm sido as mais adotadas e possuem um bom custo benefício”.  Vale lembrar, porém, que cada caso é um caso, e apenas um especialista poderá fazer recomendações adequadas.

Experiência de mercado

Quando uma infiltração é identificada, o síndico deve buscar empresas ou profissionais qualificados para resolver o problema.  Segundo Neves, é recomendável buscar o auxílio da administradora predial para chegar até esses profissionais. “O sindico deve estar atento às referencias da empresa, buscando saber se ela realmente está preparada. O conselho é sempre optar por aquelas que realmente sejam focadas no trabalho contra infiltrações e que possuam um engenheiro que possa assinar uma anotação de responsabilidade técnica”, finaliza.

Para evitar o problema

  • Condomínios com menos de cinco anos estão cobertos pela construtora do projeto contra diversos problemas, incluindo infiltrações
  • É importante que os condomínios realizem periodicamente vistorias e manutenções preventivas, que devem ser feitas por pessoal especializado
  • Em condomínios localizados no litoral, a própria maresia acaba contribuindo para o surgimento de infiltrações, mas avaliações frequentes podem ajudar a detectar o problema rapidamente
Fonte: iCondominial
sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>