Sabe aquele incentivo a mais que faltava para começar a reciclar? Sim, ele chegou. Apesar de ter sido lançado em novembro de 2012, o Selo Verde, projeto que busca estimular a coleta seletiva em condomínios do Rio de Janeiro, ainda é desconhecido por muita gente. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) em parceria com a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) e apoio do Secovi Rio, e premia os condomínios cariocas considerados aptos a implantar a coleta seletiva de lixo, contribuindo não só para a preservação do meio ambiente, mas também com a geração de empregos e oportunidades para catadores.
O lixo no Rio de Janeiro
De acordo com dados do Governo do Estado, o Rio de Janeiro produz aproximadamente 12.000 toneladas de lixo por dia e estima-se que quase 80% deste total vão parar em lixões sem qualquer tipo de tratamento, agredindo o meio ambiente e dificultando a separação de matérias recicláveis.
Assim, foi preciso encontrar uma solução para diminuir o volume de lixo disposto em aterros sanitários e ao mesmo tempo estimular o recolhimento de materiais recicláveis. Dessa necessidade nasceu o Selo Verde, que já reconheceu mais de 90 condomínios cariocas como colaboradores do programa de coleta seletiva do Estado.
Como obter o Selo?
Para obter o Selo Verde, o condomínio precisa adotar pelo menos duas medidas socioambientais, como a Coleta Seletiva Solidária e o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), projetos da SEA de separação e reciclagem de resíduos, que incentiva ainda a estruturação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na cidade do Rio de Janeiro, uma vez que gera empregos e renda para os catadores de lixo. Quem quiser participar deve entrar em contato com a Secretaria e fazer a inscrição do condomínio nos projetos.
Em 2012, o Prove conseguiu coletar cerca de 4,5 milhões de litros de óleo em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Condomínios Verdes