29 de outubro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Selo Verde estimula coleta seletiva em condomínios cariocas

Veja como este projeto do Governo pode te ajudar a reciclar no seu condomínio

Sabe aquele incentivo a mais que faltava para começar a reciclar? Sim, ele chegou. Apesar de ter sido lançado em novembro de 2012, o Selo Verde, projeto que busca estimular a coleta seletiva em condomínios do Rio de Janeiro, ainda é desconhecido por muita gente. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) em parceria com a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) e apoio do Secovi Rio, e premia os condomínios cariocas considerados aptos a implantar a coleta seletiva de lixo, contribuindo não só para a preservação do meio ambiente, mas também com a geração de empregos e oportunidades para catadores.

O lixo no Rio de Janeiro

De acordo com dados do Governo do Estado, o Rio de Janeiro produz aproximadamente 12.000 toneladas de lixo por dia e estima-se que quase 80% deste total vão parar em lixões sem qualquer tipo de tratamento, agredindo o meio ambiente e dificultando a separação de matérias recicláveis.

Assim, foi preciso encontrar uma solução para diminuir o volume de lixo disposto em aterros sanitários e ao mesmo tempo estimular o recolhimento de materiais recicláveis. Dessa necessidade nasceu o Selo Verde, que já reconheceu mais de 90 condomínios cariocas como colaboradores do programa de coleta seletiva do Estado.

Como obter o Selo?

Para obter o Selo Verde, o condomínio precisa adotar pelo menos duas medidas socioambientais, como a Coleta Seletiva Solidária e o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), projetos da SEA de separação e reciclagem de resíduos, que incentiva ainda a estruturação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na cidade do Rio de Janeiro, uma vez que gera empregos e renda para os catadores de lixo. Quem quiser participar deve entrar em contato com a Secretaria e fazer a inscrição do condomínio nos projetos.

Em 2012, o Prove conseguiu coletar cerca de 4,5 milhões de litros de óleo em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Viu como iniciativas bacanas como estas podem fazer do seu condomínio um local mais agradável, limpo e ecologicamente correto? Hoje, somente 5% dos condomínios cariocas separam adequadamente seus resíduos para reciclagem e reaproveitamento. A mudança deste cenário só depende de nós.

Fonte: Condomínios Verdes

 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>