7 de janeiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como proteger telhados e janelas das chuvas de granizo

No verão, a mistura de temperaturas elevadas e altos níveis de umidade relativa do ar pode produzir uma séria ameaça às janelas e telhados da casa: a chuva de granizo. Quando essas duas condições atmosféricas se combinam, a água que cai do céu se transforma em pedras de gelo de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro que podem causar grandes prejuízos.

“O mais comum é que a chuva de granizo afete janelas e telhados, quebrando vidros e telhas, que vão precisar ser trocados depois da tempestade”, diz Manoel Inácio, engenheiro civil da Mendes Inácio Engenharia, que atua em São Paulo. Para evitar esses estragos, Inácio sugere reforçar as áreas mais sensíveis. “Uma boa alternativa é colocar película protetora nos vidros, evitando, assim, que eles quebrem ou estilhacem. Já o telhado pode ser reforçado trocando as telhas comuns pelas de concreto, que são mais resistentes”, recomenda o engenheiro.

Ele ainda ressalta a importância de se colocar uma boa manta impermeável sob o telhado, para evitar problemas de infiltração caso ele seja danificado durante uma tempestade. “Se a chuva for muito forte e as telhas quebrarem, a casa pode sofrer danos consideráveis. Por isso, é melhor se precaver com uma boa cobertura no local”, diz Inácio.

A chuva de granizo é um fenômeno de regiões quentes. Quanto mais perto da linha do Equador, mais comum; quanto mais distante, menor a ocorrência desse tipo de fenômeno.

Fonte: Terra

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>