6 de setembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como organizar os livros em casa

Classificar por temas, ordem alfabética ou editoras são alguns dos métodos para por fim à bagunça

Estantes com livros fora de lugar tiram o sono de muita gente. Por isso, na hora de colocar ordem na bagunça, o mais importante é facilitar o trabalho e organizar de maneira prática. Segundo Ingrid Lisboa, home organizer, nada melhor do que arrumar as obras segundo temas, editoras, ordem alfabética ou por assuntos em comum.

Ao posicionar as obras, o grau de relevância também deve ser analisado para que os locais mais visíveis recebam as de maior uso. Por isso, o indicado é escolher um móvel que permita boa visualização.

Na estante usada por Leo Junqueira, as obras foram centralizadas dentro dos nichos

Caso a quantidade de livros seja maior do que as prateleiras existentes, apele para os espaços vazios. Olhe em volta e veja se não é possível criar pequenas bibliotecas debaixo do criado-mudo, em gavetões instalados debaixo da cama ou ainda em prateleiras especialmente criadas para esse fim nos cantos das paredes ou na altura da porta, ao longo de todo o corredor.

Livros empilhados acompanham a ideia aplicada na arrumação das xícaras

Quando a prioridade da arrumação for conseguir um efeito visual bonito, a classificação deverá partir de outras premissas como tamanho, cor e espessura dos exemplares. Para as especialistas, distribuir os livros do maior para o menor começando pela direita resultará em um efeito degradê interessante. Além disso, as cores das lombadas também podem ajudar na decoração do ambiente.

Os itens de decoração foram posicionados em cima dos livros

No caso de livros mais grossos, posicioná-los na horizontal sobre uma mesa de centro ou no meio da estante pode contribuir para a decoração. “Mas, para não afetar a estrutura do móvel ou a beleza da arrumação, é importante lembrar que o limite da pilha deitada será a altura dos livros na vertical”, afirma Ingrid.

Fonte: O Dia

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>