5 de março de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como escolher domésticas com segurança

É possível ver no site da Polícia Civil se pessoa tem antecedentes criminais. No mês passado uma empregada ajudou em um assalto em uma casa.

Uma empregada doméstica facilita muito a vida daquelas mulheres que trabalham fora e dependem de alguém para cuidar do serviço e dos filhos. Mas contratar essas profissionais em São José do Rio Preto(SP) e na região não é uma tarefa fácil. Alguns cuidados são importantes para evitar dor de cabeça e decepção com os funcionários.

Na casa da dentista Carla Scalizi foram três meses até escolher a empregada doméstica. Afinal de contas, a responsabilidade é grande. Carla mora com o marido e três filhos e precisava de alguém de confiança. “Principalmente tendo criança em casa e tendo de sair para compromissos profissionais, a casa fica a critério da funcionária, então a confiança tem de ser grande mesmo”, afirma.

Com 30 anos de experiência, a empregada Joana Barbosa aos poucos vai conquistando a patroa. “Acho que tenho de ter um trabalho de qualidade, ser uma funcionária qualificada. Já trabalhei em muitas casas, mas cada casa é diferente e temos de nos adaptar a cada uma”, diz a empregada.

Contratar um funcionário que vai conhecer bem a rotina da sua família e da sua casa, a hora que você sai e volta do trabalho, os horários dos seus filhos e o que você tem exige cuidados. É bom verificar se a pessoa mudou muito de emprego, conversar com o ex-empregador e pela internet, no site da Polícia Civil, dá até para consultar se o seu futuro funcionário tem ou não antecedentes criminais. “É importante exigir documentos, carteira de trabalho e conhecer um pouco o perfil da pessoa, onde ela mora, se é casada, se tem filhos. Porque é um funcionário muito importante para a casa”, afirma o delegado Raimundo Cortizo Sobrinho.

Há em Rio Preto agências especializadas em recrutar domésticas (Foto: Reprodução / TV Tem)

O assunto entrou em discussão depois que uma empregada doméstica participou de um roubo na casa onde trabalhava em um condomínio de luxo em Rio Preto. As imagens das câmeras de segurança mostram quando a funcionária entra no local com o carro dela. Os bandidos estavam escondidos no porta malas. Eles receberam todas as informações, entraram na casa, fizeram a família refém e roubaram um cofre e um carro. A mulher e um dos bandidos foram presos e um outro continua foragido.

 

Em outro caso um ladrão se passou por funcionário para entrar nos condomínios várias vezes e conseguiu furtar mais de 10 casas. “Normalmente as pessoas trabalham, as pessoas saem e a casa fica a cargo do funcionário doméstico. Restringir já mostra falta de confiança, então é importante tomar cuidado”, afirma.

Para evitar problemas como estes, muitas pessoas têm recorrido a agências especializadas em oferecer domésticas, faxineiras, porteiros e motoristas. Profissionais que são rigorosamente selecionados. “Nós fazemos um cadastro e depois disso ela é encaminhada para uma entrevista e fazemos também uma checagem de referência. Se ela for aprovada, ela passa por um treinamento e depois é encaminhada para as casas”, afirma a dona de uma agência Salma Ribeiro José.

Fonte: G1

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>