15 de junho de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como desentupir pia e o que fazer para evitar o problema

Manutenção correta da caixa de gordura é o segredo para evitar esse tipo de problema

Uma das maiores aflições da dona de casa é ver a pia da cozinha entupida. Por vezes, água simplesmente demora para escoar, e isso também se transforma num problemão.

como-desentupir-pia-entupida

Pia entupida é sinal de falta de manutenção de ralos e caixa de gordura (Fotos: Shutterstock)

Em ambos os casos, o morador pode ter descuidado da manutenção da caixa de gordura. Mas você sabe o que é e para que serve o equipamento?

Ela é como um grande balde, que fica abaixo do piso, deixando ver apenas a tampa. Sua função é impedir que a gordura dos alimentos – que vai com a água ralo abaixo – chegue à rede de esgoto.

como-desentupir-pia-caixa

Caixa de gordura (Foto: Reprodução – Revista Pense Imóveis)

A caixa de gordura tem as medidas calculadas pelo engenheiro, no momento do projeto do imóvel, levando em conta o número de pessoas que vão usar a cozinha. Na caixa há uma quantidade pré-determinada de água, que serve como “filtro” da água gordurosa que vem da pia da cozinha e da máquina de lavar louças.

Esse líquido oleoso entra por um tubo, cai na água que já está no dispositivo e sai pelo lado oposto, sem a gordura. “Como água e óleo não se misturam, devido ao tempo de passagem, a gordura boia e só a água passa”, resume engenheiro civil José Roberto Scarpetta Alves.

Manutenção da caixa de gordura

Feitas de concreto ou de plástico PVC, as caixas de gordura possuem tampa removível para facilitar a limpeza. Nela, a sujeira se apresenta como uma espécie de “casca” e deve ser retirada, ensacada e jogada no lixo orgânico.

como-desentupir-pia-empresa

Em casos extremos é bom contar com a ajuda de empresas especializadas

Esse procedimento deve ser feito de seis em seis meses em casas, e de três em três meses em prédios, e pode ser realizado por empresas especializadas ou com o uso de bactérias que “comem” a gordura. Essas bactérias são vendidas em formato de farelo seco e são encontradas em lojas especializadas.

É bom salientar que os resíduos que sobrarem da limpeza da caixa não devem ser jogados na rede de água novamente – como no vaso sanitário. Isso pode provocar entupimento do sistema.

Gordura no ralo da pia – como evitar

como-desentupir-pia-prato

Jogue fora os excessos de alimentos do prato e só depois realize o procedimento comum na pia (Foto: Shutterstock)

O excesso de resíduos no ralo pode causar escoamento lento da água, entupimentos da tubulação e mau cheiro. Em casos extremos, pode haver transbordamento da caixa de gordura – quando a limpeza não é feita no período correto – ou retorno do líquido sujo pelo ralo da pia – o que ocorre quando a caixa está cheia e a água que chega nela não consegue seguir adiante.

Scarpetta conta que a caixa só retém a gordura que consegue chegar até ela. Antes disso, o óleo que desce com a água pela pia vai se acumulando na tubulação. Dessa forma, pedaços de alimentos podem acabar aderindo à parede do cano. “Esse material acaba criando uma espécie de bola, que diminui a vazão da tubulação e faz a água da pia demorar para escoar”, diz o engenheiro.

A dica básica para evitar essa situação é não jogar restos de comida na pia, descartando as sobras de pratos e panelas no lixo antes de lavar a louça. “Passar papel toalha na superfície do utensílio, retirando todo o excesso de gordura antes de lavá-lo, também ajuda a evitar essa situação, além de economizar água”, ensina.

Outra dica é jogar cerca de dois litros de água fervida na pia depois de lavar a louça. “O tubo resiste”, garante o engenheiro. O líquido quente vai descolando a gordura grudada na tubulação.

pia-da-cozinha

Manutenção correta da caixa de gordura e do ralo garantem uma pia sempre limpa

E deixar a torneira aberta quando a pia começa a demorar para escoar a água, funciona? “Até funciona, mas muito mal, pois a água fria não remove a gordura acumulada”, pontua o engenheiro.

Afinal: como desentupir a pia em casa?

O desentupimento pode ser feito, ainda, com produtos à base de soda cáustica (à venda em lojas especializadas ou supermercados). A substância é jogada no ralo, age por alguns minutos e depois é limpa com água corrente, sem que a pessoa encoste nela. “É perigoso e tóxico, e deve ser usado longe de crianças e com muito cuidado”, alerta Scarpetta.

E usar refrigerante a base de soda, como os refrigerantes de cola, funciona? “Não é cientificamente comprovado”, diz.

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>