3 de fevereiro de 2016   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como deixar a casa mais segura antes de cair na folia

Veja dicas de segurança para curtir o Carnaval sem dor de cabeça

Quem pretende cair na folia durante o carnaval não pode esquecer de alguns cuidados básicos de segurança antes de fazer as malas e pegar a estrada. A dica vale tanto para moradores de casas como de apartamentos.

Imóveis seguros no período de folia (Foto: Divulgação)

“O principal erro cometido pelos moradores é deixar as luzes acesas. Ninguém faz isso normalmente. É um equívoco achar que o ladrão não vai perceber”, conta o vice-presidente de administração imobiliária e de condomínios do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Hubert Gebara.

Desligar a campainha e o telefone, segundo Gebara, também evita que percebam que não há pessoas em casa. Deixa a dúvida se há alguém em casa ou não, pois ninguém vai saber ao certo se é o sistema que está com problema ou se está tocando, mas com um volume mais baixo.

Outra dica de Gebara é nunca deixar as chaves na portaria. Se por algum motivo o condomínio for invadido por bandidos, suas chaves serão as primeiras a que eles terão acesso. O ideal é deixá-las com um parente ou amigo e passar o número de telefone dele para o porteiro ou zelador acionar em caso de emergência.

Para quem mora em casa, é bom deixar o vizinho do lado avisado de sua saída e informar a ele quem pode acionar caso ocorra algum acidente. Se você tiver um bom relacionamento com ele, pode até deixar as chaves.

Na opinião Gebara, também não é bom fazer muito alarde sobre a viagem na vizinhança. “Não precisa falar para todos. Avise apenas o seu vizinho de corredor, ou o de lado, zelador ou segurança do condomínio de sua confiança”, comenta.

Jornais – Para o gerente geral de condomínios da APSA, Geraldo Victor, quem vai viajar também deve checar se as portas e janelas estão bem fechadas. A entrega de jornais, revistas e outras correspondências também devem ser suspensas ou controladas por um parente ou amigo.

“Se você mora em condomínio, oriente o porteiro a deixar as correspondências e as revistas em um lugar seguro até seu retorno. Programe com antecedência a interrupção da entrega de jornal. Isso evita desperdício e também camufla a sua saída”, diz.

Outra medida que deve ser aplicada pelos síndicos, no caso de condomínios, é o reforço das rondas tanto noturnas quanto diurnas. “A cidade está mais vazia. Então, principalmente os grandes empreendimentos, tornam-se mais visados por ladrões”, ressalta o gerente de relacionamento da Lello Condomínio, José Maria Bamonde.

Não pense, porém, que os cuidados com a casa limitam-se à segurança. De acordo com Bamonde, também é preciso fechar a saída de gás de fogões e aquecedores e olhar todas as torneiras e chuveiros para se certificar de que não há nenhum vazando. “É bom que se feche os registros e, se a geladeira estiver vazia, até mesmo a caixa de luz. Pode parecer excesso de zelo, mas são cuidados básicos que podem fazer toda a diferença para garantir o seu retorno ser tranquilo.”. Bamonde ressalta que os moradores desliguem os aparelhos eletrônicos: televisão, ventilador, geladeira, aparelho de som, máquina de lavar etc. “Caso ocorra um problema elétrico no prédio ou na casa, seus aparelhos serão poupados”, orienta.

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>