2 de junho de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Saiba como acertar na decoração de cozinha

Vejas dicas para escolher armários, cores e luzes para o ambiente

Preparar as refeições em uma cozinha bem decorada é muito gostoso. Mas o projeto deve ir além do que valorizar apenas o quesito estético. É essencial que o ambiente seja prático e fácil de organizar.

decoracao-de-cozinha-com-ilha
É possível incluir uma pequena mesa acoplada à ilha presente na cozinha (Foto: Shutterstock)
Na hora de decorar ou reformar, o primeiro passo é remover os aparelhos que não funcionam. Na sequência, escolha a posição dos armários e eletrodomésticos.Uma saída interessante é fazer a “triangulação” entre a pia, o fogão e a geladeira. A medida traz funcionalidade ao trabalho e é indicada para cozinhas em formato em “U”. Outra dica é deixar o fogão próximo da janela, independente da presença da coifa, para que a fumaça saia mais rápido.
decoracao-de-cozinha-objetos
Aparelhos, como o forno elétrico, devem permanecer ao alcance dos olhos

Lembre-se ainda de que é preciso deixar um espaço mínimo de 90 cm nos corredores do ambiente para a abertura dos eletrodomésticos. Os demais aparelhos, como forno e micro-ondas, podem ser instalados em prateleiras ou em nichos das torres de cocção. Cuide apenas para o forno estar na altura dos olhos, já que isso facilita na hora de conferir se o alimento está pronto.

Outra maneira de trazer funcionalidade é investir nas famosas ilhas. O recurso ocupa espaço, sendo indicado para cozinhas grandes, mas permite embutir os eletrodomésticos na própria bancada. Além de ser possível incluir uma pequena mesa acoplada à ilha.

Fazer a instalação de cooktops e grelhas na bancada. Tais recursos exigem um espaço mínimo de 90 cm de profundidade e outros 60 cm de espaço livre em cada lado dos aparelhos.

A decoração de cozinha pode ainda contar com prateleiras e mesas corrediças – recursos ideais no ganho de amplitude. E vale apostar em pias com tampos de correr, o que traz praticidade durante o preparo dos alimentos.

Ambientes integrados também devem estar inclusos no projeto. Uma dica para separar, sem prejudicar a integração, é abusar de divisórias. Use fundos vazados na divisão com a sala de estar e placas de vidro translúcido com a lavanderia.

O projeto de decoração de cozinha pede também capricho na escolha dos armários. Espaços pequenos ficam melhores com modelos planejados. O recurso vantajoso traz praticidade e ganho de amplitude.

decoracao-de-cozinha-armario
Se possível, instale armários até o teto, evitando acúmulo de poeira. tenha cuidado na hora de organizar os utensílios. Deixe o principal ao alcance das mãos

Invista em portas de abertura basculante e aproveite os armários em espaços e quinas sem uso. E não se esqueça de instalar os móveis até o teto, evitando o acúmulo de sujeira na parte superior das peças. Evite somente guardar itens de muito uso nestes armários, pois o local terá difícil acesso.

Outra medida vantajosa é abusar de gavetões e gavetas repletas de divisórias no projeto. Use os primeiros para guardar panelas e itens grandes e deixe as gavetas rasas para os talheres.

A escolha das cores da cozinha é mais um aspecto importante na decoração. O indicado pelos especialistas é apostar em tons claros e pastel. A medida traz amplitude e harmonia, ao contrário das cores vibrantes como vermelho e amarelo.

Lembre-se de manter a estética nos revestimentos. Pisos e azulejos na cor branca ou gelo deixam o ambiente maior, no entanto, expõem facilmente a sujeira. Já a bancada pode ter mais ousadia no material e na cor. Dê preferência a pedras de baixa porosidade, como o granito preto, ou a materiais sintéticos. A segunda opção permite escolher o formato e a cor, mas tem valores muito elevados. Opções em inox e alumínio são baratas, entretanto, riscam com facilidade.

decoracao-de-cozinha-cores
Cores neutras e tons amadeirados ficam bem na cozinha

A decoração da cozinha precisa ainda de um projeto luminotécnico eficiente. O espaço destinado ao preparo de alimentos exige luzes claras e com índice de refração de luz (IRC) adequado. Desse modo, invista nas lâmpadas com temperatura de cor entre 4.000 K (luz neutra) e 6.000 K (luz branca-azulada) e IRC entre 80 e 100.

É fundamental impedir cantos sem luminosidade e luminárias com foco nos assentos próximos da bancada. O melhor é abusar de trilhos e pendentes distantes, no mínimo, 60 cm da ilha, para o calor e a luz não atrapalharem as pessoas sentadas. Evite também o uso de cores coloridas, uma vez que alteram a percepção dos alimentos durante o preparo.

Fonte: ZapImoveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>