21 de janeiro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Responsabilidade

Síndico é responsável pelos erros causados pela administradora, ainda que escolhida e imposta pela assembleia de condomínios?

Muitos síndicos ainda desconhecem as responsabilidades civis e criminais que assumem ao serem eleitos para tal encargo. Pior, acreditam que por terem sidos escolhidos pelos condôminos ou por virem de gestões anteriores, não são responsáveis pelos atos, erros e prejuízos causados pelos funcionários, prestadores de serviços e pelos profissionais que orientam e dão suporte à gestão condominial.

Em recente julgamento a um recurso de apelação (Rec nº 9092096-42.2004.8.26.0000 – Comarca São Paulo), o Tribunal de Justiça  de São Paulo confirmou sentença  condenando a síndica de um condomínio a indenizar um morador pelas multas decorrentes do tardio recolhimento de INSS e FGTS dos empregados.

Mesmo aduzindo que a escolha da administradora foi feita em assembleia pelos condôminos, que inclusive ratificaram, posteriormente, que o condomínio não ingressaria com ação para responsabilizá-la, o Tribunal de Justiça, seguindo as leis vigentes, considerou que a ela, síndica, cabia a vigilância e a fiscalização do trabalho da administradora, uma vez que representava o condomínio. Portanto, lhe coube o dever de indenizar o morador e, caso tenha interesse ingressar com ação contra a administradora para ressarci-la.

É recorrente o equívoco do entendimento de que a assembleia de condôminos é “soberana” ao ponto de se sobrepor às leis, e que o síndico está isento de responsabilidades se avalizado por uma assembleia.

Daí concluimos que é importantíssimo que o síndico procure cada vez mais se capacitar e reciclar conhecimentos, bem como estar assessorado por profissionais especializados, experientes, competentes e de sua confiança, em especial na administração condominial. Pois quando os problemas aparecem, os palpiteiros desaparecem e o prejuízo te persegue!

Fonte: SindicoNet

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>