27 de janeiro de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Reforço no caixa

Aluguel para antenas ou até para pequenos comércios em áreas do condomínio são boas formas de garantir renda extra

Antes da Lei Cidade limpa, os condomínios de São Paulo costumavam encontrar no aluguel do topo do prédio uma renda extra. O espaço era utilizado especialmente para a divulgação de outdoor, e a verba a mais auxiliava nas despesas e a baratear o valor da taxa condominial.

Atualmente, a instalação de antenas de telefonia móvel – e até de pequenos comércios – é uma solução para condomínios que querem garantir um dinheiro a mais no caixa.

Localizado na região do Itaim, em São Paulo, o condomínio da fisioterapeuta Jussara Amaro optou por oferecer o amplo espaço localizado no topo de uma de suas torres a uma operadora de telefonia móvel.

“Com o valor do aluguel foram realizadas inúmeras reformas que só não tinham sido feitas antes por falta de dinheiro. Ninguém queria que o valor do condomínio aumentasse para cobrir os gastos”, diz.

Tudo nos conformes – O primeiro passo, para alugar um espaço do condomínio, seja para um estabelecimento comercial ou para antenas, é a aprovação em assembleia, com no minimo dois terços do quórum.

O diretor de condomínios da AABIC  (Associação das Administradores de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) Omar Anauate comenta que isso está se tornando muito comum, entretanto, é preciso saber que nem todos os prédios estão aptos a receber o peso extra que compõem as antenas. “É importante ter o laudo de um engenheiro para garantir que o peso extra não irá causar transtornos à estrutura do empreendimento.”

Já o valor de aluguel varia de acordo com o tipo de equipamento instalado e o espaço que o empreedimento disponibilizará para a locação.

Ainda falta regulamentação – Um ponto importante é que, ao receber este tipo de proposta, o condomínio pode solicitar que a administradora auxilie para garantir que tudo está em ordem. “Ainda não existe uma regulamentação específica relacionada ao aluguel de areas comuns para instalação de antenas”, complementa Anauate.

No caso do condomínio de Jussara, ela conta que já faz quase dois anos que o condomínio aluga o topo para uma empresa de telefonia.  Uma das dicas dadas pela administradora quando o prédio fechou o contrato foi a comunicação com antecedência toda vez que a visita de técnicos ocorresse. Os funcionários da empresa também teriam que estar sempre uniformizados.

Antenado com a segurança – O assessor em segurança Florival Ribeiro comenta que, além de se preocupar com estrutura ao alugar um espaço para a instalação de antenas ou comércio, é necessário que o condomínio mantenha o alarme ligado por questões de segurança.

“O condomínio precisa reforçar a segurança principalmente na organização e conscientização dos moradores.” Neste caso, câmeras e treinamento de funcionários da portaria são itens fundamantais que ganham ainda mais destaque.

Grana a mais sem dor de cabeça

  • Para alugar um espaço, o condomínio precisa ter a aprovação de dois terços do quorum em assembleia
  • Como não há regulamentação específica, vale pedir ajuda da admnistradora nas questões legais
  • Nem todo condomínio tem estrutura para receber uma antena no topo. É preciso avaliar com cuidado
  • A segurança deve ser reforçada caso o prédio opte por este tipo de parceria visando à renda extra, afinal, haverá gente estranha no prédio mais frequentemente

Fonte: iCondominial

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