3 de dezembro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Reciclagem beneficia o meio ambiente e pode trazer economia ao condomínio

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostrou que a produção de lixo no país não para de crescer. Por ano, o Brasil produz cerca de 60,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Nos condomínios, a prática da reciclagem vem crescendo e ela auxilia o meio ambiente e pode gerar economia na taxa de condomínio.

É comum encontrar em residenciais o regulamento interno com tópicos referentes à reciclagem, debates sobre meio ambiente nas assembleias e campanhas de incentivo a prática de ações relacionadas à natureza.

Felipe Guines, morador de um dos condomínios do Swiss Park, em Campinas, participa da coleta seletiva do local. Ele é a favor da prática, mas diz que muitas pessoas não sabem para onde vai o lixo e como o material deve ser separado. “O condomínio deveria investir mais nisso, explicar sobre a coleta seletiva, por que ela existe e quais são os objetivos disso”, afirma.

Em um condomínio na Zona Leste de São Paulo, a síndica Marília Salzani encontrou uma estratégia que mexesse no bolso dos condôminos para garantir a participação de todos no começo, em 2000. “Quando a prática começou a ser adotada, eu fazia um sorteio entre os andares que mais reciclavam e quem ganhasse levava um desconto de 10% na taxa do condomínio”, explica.

Hoje, Marília diz que todos participam e que a coleta seletiva rende por mês cerca de R$300 às contas do prédio com 60 apartamentos. “Com o dinheiro que sobra conseguimos melhorar diversas coisas no condomínio como uma cisterna para armazenar água da chuva e reformas nas áreas comuns”, conta.

Saiba quais são os materiais mais comuns encontrados no lixo e que podem ser reciclados:

Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza
- Potes de cremes, xampus
- Tubos e canos
- Brinquedos
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite
- Isopor

Alumínio:
- Latinhas de cerveja e refrigerante
- Esquadrias e molduras de quadros

Metais ferrosos:
- Molas e latas

Papel e papelão:
- Jornais, revistas, impressos em geral
- Papel de fax
- Embalagens longa-vida

Vidro:
- Frascos, garrafas
- Vidros de conserva

Fonte: Condoworks

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>