26 de fevereiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Receita para dormir melhor nas noites muito quentes

Para enfrentar o calor é melhor consumir comidas leves e deixar o clima ameno

Você vira para um lado, para o outro, senta, bebe um copo d’água, se mexe de novo. As horas passam e as altas temperaturas, mesmo durante a madrugada, impedem o sono profundo. No dia seguinte, o resultado é a sensação de que não descansou. Noites mal-dormidas são muito comuns na estação e podem provocar dor de cabeça e falta de concentração, entre outros problemas. A boa notícia é que é possível curtir o verão e ter noites reparadoras de sono, apesar do calorão.

“Para uma noite tranquila de sono, a temperatura do quarto deve ser amena. É importante que a pessoa não consuma alimentos pesados antes de dormir, beba bastante líquido, além de fazer uso de roupas leves”, recomenda a especialista em medicina do sono, Angela Beatriz Lana.

A autônoma Vanda Santos, 58 anos, tem problemas respiratórios desde criança, mas passou a conviver bem com o calor e o ar-condicionado depois de mudar alguns hábitos.

“O aparelho me prejudicava um pouco, eu ficava com falta de ar e não conseguia dormir. Acordava cansada no dia seguinte”, conta Vanda, que adotou algumas medidas para fazer as pazes com o sono. “Passei a comer menos antes de dormir, faço exercícios físicos moderados à noite, como hidroginástica, e quando me sinto tensa, assisto televisão ou leio alguma coisa para relaxar. Já melhorou muito a qualidade do sono”, afirma.

Para a jornalista Valéria Chalegre, 41, e o filho Erik Erdmann, 2, é impossível dormir sem o ar-condicionado ligado neste calorão, mas não são todas as pessoas que gostam. O marido dispensa o aparelho por achar que prejudica a respiração. Resultado: eles dormem separados no verão.

“O ar-condicionado realmente resseca as vias respiratórias, mas tenho um segredo que me faz ter uma noite tranquila, durmo com um copo d’água ao lado da cama. Acordo de madrugada mais de uma vez para beber”, afirma Valéria, que diz também preferir comer menos nos períodos de calor mais intenso. “Tenho uma alimentação leve e não dispenso dormir de edredom, mesmo nesta estação. Curto meu verão assim”, diz.

Exercício moderado contra insônia

Algumas pessoas optam por praticar exercícios à noite, mas quando as atividades são muito intensas, diminuem a quantidade de sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. “Por outro lado, a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade, ajudam a pessoa a ter um sono mais profundo”, explica a especialista Angela Beatriz Lana.

O cuidado com a alimentação também pode fazer toda a diferença numa noite tranquila de sono. A sensação de peso no estômago associada ao calor, provocam dificuldades para dormir. A especialista recomenda, horas antes de ir para a cama, a ingestão de carnes leves, verduras e legumes à noite. Outra dica importante é usar o ventilador de maneira correta. Ele deve ser apontado para o teto, pois o ar circula com mais facilidade e deixa o clima agradável.

Fonte: O Dia

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>