31 de julho de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Reaproveite o sótão da sua casa

Local que normalmente não é aproveitado pode se transformar em quarto de hóspedes, brinquedoteca e até home-office.

Normalmente menor, mais escuro, com o telhado inclinado e ventilação diferente do restante dos outros cômodos da casa, o sótão vira o “quartinho da bagunça” em muitas residências. Se esse é seu caso, separamos 5 ideias para transformar o sótão num espaço único e aconchegante para a sua casa e, de quebra, ainda se livrar de toda a bagunça que o cômodo esconde.

Primeiros passos

Antes de tudo, se anime a fazer uma boa limpeza. Com certeza existem alguns itens, senão muitos, que podem ser reutilizados na nova formatação do cômodo. Separe o que vale ser reutilizado dos produtos que precisam de uma serem colocados para fora. Além de descartar (ou doar, se estiver em bom estado!) o que não dá para usar, vai ser necessário uma boa limpeza no local. Caso sinta necessidade, utilize um desinsetizador para se livrar de qualquer bicho que esteja morando por lá.

Para conseguir utilizar o sótão é preciso que ele tenha, no mínimo, 2,20m de altura para utilizar sem causar grandes problemas. Seu sótão não tem janela? Quem sabe não dá para colocar uma? Procure um profissional qualificado para fazer essa avaliação e, posteriormente, o procedimento. Por ser o local mais alto da residência, a vista tende a ser maravilhosa e a iluminação natural também. Aproveite ao máximo o que o sótão tem de bom para oferecer. Depois disso, é partir para a brincadeira de criar o ambiente que você sempre quis.

Home-office

Ter um home office é o sonho de muita gente, já para outras pessoas é questão de necessidade por causa do trabalho. Seja qual for a situação, ter um cantinho para ler e se concentrar é algo bastante especial. Como não demanda um espaço tão grande, o home-office é a saída perfeita para quem tem um sótão menor. Cores suaves, como branco, verde-claro, azul e lilás são um ótima paleta de cores a seguir, conferindo um ambiente leve e apropriado para os momentos que exigem atenção. Contrastar o antigo com o novo está super em alta e não tem porque não ser feito.

Brinquedoteca

Tem crianças em casa e o quarto delas está uma bagunça? Aposte no sótão! Ele pode se tornar um ótimo local para brincadeiras. Reúna brinquedos, fantasias e todas as coisas dos seus filhos e deixe livre o espaço para elas.

Se for utilizar esse espaço para elas, esteja atento aos itens de segurança, como protetores de janelas e tomadas, além de ter um cuidado especial com a fiação e a iluminação para que o ambiente ofereça segurança! Ah, lembre-se de colocar pufes ou colchonetes. Tapetes macios, de EVA, são uma ótima ideia para o piso. Além de seguros, trazem cor e vida para o ambiente.

Não tem crianças? Tudo bem, afinal elas não são as únicas que gostam de brincar. O sótão  pode virar uma bela sala de jogos para adultos. Sinuca, videogame, cartas ou o que mais a imaginação deixar.

Quarto de hóspedes

Esse layout é perfeito para quem tem um sótão mais amplo. Quando aquela visita inesperada – ou super esperada – aparece e não tem um local apropriado para acomodá-la, o sótão pode ser esse ambiente de aconchego. Usar as peças de cama que não são tão utilizadas pelos moradores ajuda a transformar o ambiente. Sempre pense no conforto de quem ficará na sua casa! Para isso a iluminação e a ventilação são detalhes fundamentais. Caso não seja possível instalar janelas, invista em um bom climatizador, que pode ser até portátil. A iluminação indireta, com aplicações em gesso criam uma sensação íntima e tranquila para um bom sono. Plantas são ótimas para um ambiente mais fechado, pois ajudam a dar vida e oxigenar quando as janelas não existem.

Utilizar móveis funcionais, como sofás-cama deixam o ambiente ainda mais otimizado, para quando não houver nenhum visitante, o quarto ainda possa ser usado como local de descanso.

Closet

Que mulher – e homem – não sonha com um espaço para conferir os seus looks e deixar tudo arrumado sem ter nada amontoado num guarda-roupas? O closet pode ser no sótão! Uma boa armação em madeira ou metal consegue criar prateleiras de diferentes profundidades graças ao formato triangular do telhado. Perfeito para ajeitar as roupas e passar um bom tempo por lá.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>