7 de dezembro de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Quatro apps que ajudam a reduzir custos na obra

Controle de tempo e materiais são principais vantagens dos aplicativos na gestão de obras na construção civil. | Bistock
Controle de tempo e materiais são principais vantagens dos aplicativos na gestão de obras na construção civil. | Bistock

Confira aplicativos que fazem o acompanhamento de obras e projetos

Manter o controle absoluto do que acontece na obra e evitar o desperdício de materiais, assim como o de tempo, são algumas das principais vantagens do uso de aplicativos para dispositivos móveis no gerenciamento de obras. Conforme o vice-presidente da área técnica do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Euclésio Finatti, nem todos os aplicativos voltados para o setor são focados no controle e gerenciamento das obras de forma geral, como fazem os softwares disponíveis no mercado. Ainda assim, eles trazem benefícios importantes que chegam ao consumidor. “O proprietário ganha na qualidade [da construção]. E o não desperdício reflete num custo menor”, diz.

Muitos dos sistemas desenvolvidos trabalham com aspectos específicos da obra, como o setor elétrico, ou com a facilitação do controle por meio da aprovação remota de compras de materiais, por exemplo.

Confira algumas opções disponíveis em português:

Diário de obras on-line

Disponível apenas para sistema Android, o Diário de Obras Online, da Update Digital, permite que os relatórios diários de uma construção sejam elaborados, armazenados e gerenciados, facilitando o acompanhamento do andamento da obra tanto por parte da construtora quanto do cliente. Além de anotar as atividades do dia e registrar ocorrências/observações, é possível salvar fotos. O aplicativo é gratuito.

Construct latam

O foco do app é na troca de informações entre todos os envolvidos em um projeto, permitindo que os usuários façam notas solicitando ações, compartilhando dúvidas ou elaborando relatórios. Além de ser classificada por urgência, cada nota pode incluir fotos, plantas e prazos. No desktop, é possível gerar relatórios unindo várias notas de cada projeto. Com uso gratuito por tempo limitado, está disponível para Android e iOS.

Be-a-bá da elétrica

Com foco no setor elétrico de uma obra, o aplicativo da Engerey Painéis Elétricos funciona não apenas como um manual, com conceitos, normas, diagramas e tabelas de equivalências e especificações, mas também como ferramenta para cálculos de barramentos, fios e cabos. Ao reunir todas essas informações, o sistema agiliza e dá precisão a dimensionamentos e cálculos. Disponível para sistemas Android e iOS, o aplicativo é gratuito.

Sienge

Para tornar ainda mais eficaz a atuação do já conhecido software Sienge, a Softplan tem módulos avulsos. O aplicativo “Registro de Medição Física” possibilita a inserção de medições de obras e unidades construtivas diretamente do canteiro de obras. Há ainda o “Aprovação de Pedidos de Compra” e “Aprovação Contratos de Venda”. O “Quadro de Disponibilidade” abre o cadastro de clientes para reserva de unidades. Os aplicativos são pagos e estão disponíveis para Android e iOS.
Fonte: Gazeta do Povo

 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>