22 de outubro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Qualiverde: Entenda a iniciativa da Prefeitura do Rio

Saiba como esta legislação para construção verde impacta no seu condomínio

Quem é morador do Rio de Janeiro e engajado com ações de preservação ambiental, provavelmente já ouviu falar do Qualiverde, um modelo de certificação para edificações criado pela Secretaria Municipal de Urbanismo junto à Prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de reconhecer e premiar as construções que contemplam ações e características sustentáveis, desde a fase de planejamento e execução da obra até o seu pleno funcionamento após o fim do projeto. O que muita gente não sabe é o quanto esta iniciativa pode beneficiar o seu condomínio.

Uma certificação para quem mostra resultados

Para obter o carimbo Qualiverde, a construção precisa ter características específicas relacionadas à eficiência energética, gestão da água e desempenho térmico. O uso de telhados com cobertura verde, espaço para coleta seletiva, fontes alternativas de energia e estrutura para aproveitamento de águas de chuva são algumas das ações qualificadoras. A lista presente no decreto de junho de 2012 da Prefeitura é extensa e cada um dos itens possui uma pontuação exclusiva. A soma desses pontos classifica o empreendimento em dois níveis diferentes: Qualiverde (70 pontos) e Qualiverde Total (100 pontos).

Mas e os tais benefícios? Bem, além de reduzir os impactos ambientas e estimular práticas de consumo sustentável, os edifícios que obtiverem a qualificação terão direito a incentivos fiscais, como redução de valores no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Como conseguir a qualificação?

Para buscar o Qualiverde é preciso preencher o formulário da prefeitura e aguardar a análise da comissão da Secretaria de Urbanismo, composta por seis arquitetos, também responsáveis pela vistoria após a execução das obras. Confira todas as informações necessárias no Decreto Oficial da Prefeitura.

Você mais perto de uma vida sustentável e com menos custos

É claro que a sociedade quer o bem do planeta. Mas não dá pra negar que um incentivo a mais facilita – e muito – o investimento em ações como esta. Aproveite esta iniciativa da prefeitura para iniciar ou aperfeiçoar as características verdes do seu prédio ou condomínio. O meio ambiente agradece. E o seu bolso também.

Fonte: Condomínios Verdes

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>