Problema comum em condomínios sem porteiro ou com a presença de um apenas no período noturno: o condômino tira o carro da garagem e se esquece de fechar o portão eletrônico ao sair ou, outra situação, sai do prédio a pé e não fecha adequadamente o portão de pedestres. No mundo em que vivemos, onde os ataques a casas e condomínios aumentam a cada dia, deixar uma porta aberta é quase uma certeza de ter desagradáveis surpresas.
Assaltos, arrastões, sequestros ou pequenos furtos podem ser fruto da negligência dos próprios moradores que habitam o condomínio. Seja por pressa ou desatenção, as situações relatadas no início desse texto não são raras e acabam expondo o patrimônio e todos os demais condôminos à ação de bandidos.
A estudante Maria Letícia Tavares, de Natal (RN), mora em um condomínio sem porteiro em tempo integral e reclama da postura de outros moradores. “No meu prédio isso sempre era um problema. As pessoas passavam e não passavam a chave no portão de fora. O resultado é que tivemos até furtos nos apartamentos do térreo durante a madrugada. Os ladrões aproveitavam o descuido e furtavam objetos pelas janelas. Na minha opinião, isso foi até pouco, poderiam acontecer incidentes mais graves”, relata.
As queixas foram levadas pela estudante à Assembleia do condomínio e lá ganhou o apoio de vários outros moradores que também testemunharam o portão de entrada aberto várias vezes. “Resolvemos o problema com uma fechadura que só abria com a chave. Assim, apenas batendo o portão ele já ficava fechado”, conta a estudante. Além da troca de fechadura, foram afixados cartazes orientando os moradores e visitantes a se certificarem que o portão estava devidamente fechado ao saírem.
É preciso que os moradores se conscientizem que vivem em um ambiente coletivo e, agindo com negligência, ele pode prejudicar mais pessoas além dele próprio. Todos devem se manter vigilantes e cuidadosos em relação à segurança do condomínio, pois há pessoas mal intencionadas que aguardam apenas uma falha para praticarem suas ações criminosas. Confira mais dicas de segurança: