26 de setembro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Porta aberta para invasores

Problema comum em condomínios sem porteiro ou com a presença de um apenas no período noturno: o condômino tira o carro da garagem e se esquece de fechar o portão eletrônico ao sair ou, outra situação, sai do prédio a pé e não fecha adequadamente o portão de pedestres. No mundo em que vivemos, onde os ataques a casas e condomínios aumentam a cada dia, deixar uma porta aberta é quase uma certeza de ter desagradáveis surpresas.

Assaltos, arrastões, sequestros ou pequenos furtos podem ser fruto da negligência dos próprios moradores que habitam o condomínio. Seja por pressa ou desatenção, as situações relatadas no início desse texto não são raras e acabam expondo o patrimônio e todos os demais condôminos à ação de bandidos.

A estudante Maria Letícia Tavares, de Natal (RN), mora em um condomínio sem porteiro em tempo integral e reclama da postura de outros moradores. “No meu prédio isso sempre era um problema. As pessoas passavam e não passavam a chave no portão de fora. O resultado é que tivemos até furtos nos apartamentos do térreo durante a madrugada. Os ladrões aproveitavam o descuido e furtavam objetos pelas janelas. Na minha opinião, isso foi até pouco, poderiam acontecer incidentes mais graves”, relata.

As queixas foram levadas pela estudante à Assembleia do condomínio e lá ganhou o apoio de vários outros moradores que também testemunharam o portão de entrada aberto várias vezes. “Resolvemos o problema com uma fechadura que só abria com a chave. Assim, apenas batendo o portão ele já ficava fechado”, conta a estudante. Além da troca de fechadura, foram afixados cartazes orientando os moradores e visitantes a se certificarem que o portão estava devidamente fechado ao saírem.

É preciso que os moradores se conscientizem que vivem em um ambiente coletivo e, agindo com negligência, ele pode prejudicar mais pessoas além dele próprio. Todos devem se manter vigilantes e cuidadosos em relação à segurança do condomínio, pois há pessoas mal intencionadas que aguardam apenas uma falha para praticarem suas ações criminosas. Confira mais dicas de segurança:

  • Criar um espaço para entrega de objetos à portaria sem a abertura do portão (comidas, encomendas, remédios, etc)
  • Proibir que entregadores subam para os apartamentos
  •  Proibir informações sobre vendas e locações
  •  Proibir a entrada de corretores sem autorização por escrito do proprietário
  •  Não permitir que funcionários saiam com uniformes do prédio
Fonte: Jornal do Síndico
sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>