25 de agosto de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

O uso de pastilhas em um espaço não precisa ser necessariamente em uma parede inteira

As pastilhas de vidro têm estado cada vez mais presentes em projetos de decoração de ambientes residenciais, não se restringindo ao banheiro ou à cozinha.  Coloridas, transparentes ou monocromáticas: Há uma enorme variedade de estilos e formatos que vão dar um toque especial ao ambiente.

Por isso, a Revista do Zap selecionou 5 dicas de decoração com pastilhas com a ajuda da arquiteta Fernanda Bittencourt e da engenheira civil Elaine Baggio, da Traço Final Arquitetura. Veja abaixo:

pastilha de vidro na cozinha

Pastilhas podem ser usadas na cozinha também(Foto: Shutterstock)

1. Explore as cores nos ambientes e não tenha medo de ousar. Misture tons neutros com cores vivas, mas leve em consideração o que é mais adequado para o espaço. “As cores em um ambiente precisam conversar entre si”, explica a arquiteta Fernanda Bittencourt.

2. Não existe problema em misturar diferentes tipos de pastilhas em um ambiente. “É perfeitamente possível usar uma pastilha de vidro e uma de madeira, desde que haja bom senso e a ajuda de um profissional”, comenta a engenheira civil Elaine Baggio.

3. O uso de pastilhas em um espaço não precisa ser necessariamente em uma parede inteira, do teto ao chão. Elas podem ser usadas em detalhes do ambiente, apenas dando um toque de sofisticação. A dica também é válida para quem quer renovar o visual de um espaço específico, sem gerar uma grande reforma no ambiente.

pastilhas de vidro no banheiro

O uso de pastilhas em um espaço não precisa ser necessariamente em uma parede inteira (Foto: Shutterstock)

4. Deve-se atentar ao tipo de rejunte que será utilizado, pois existem diversas opções e a escolha do tipo correto pode dar um toque especial à decoração. Também há argamassas específicas para o assentamento de pastilhas, que são mais colantes e aderentes.

5. O revestimento pode ser aplicado quando a intenção é fazer o ambiente parecer maior. Pastilhas pequenas promovem sensação de amplitude em um cômodo, mas é preciso tomar cuidado com os tamanhos. Áreas maiores, como piscinas, pisos e paredes, pedem formatos grandes.

pastilhas no banehiro

Pastilhas deixam o ambiente com um toque especial (Foto: Shutterstock)

Também existem outros tipos de pastilhas disponíveis no mercado, como as de madeira, de cerâmica, de metal e pastilhas adesivas, que o próprio morador instala com facilidade.

Os valores das pastilhas estão relacionados ao tipo do material utilizado na fabricação. As de cerâmica custam a partir de R$10 o metro quadrado. Mas existem pastilhas feitas em ouro branco, que podem custar R$15 mil o metro quadrado.

pastilha na cozinha

Pastilhas de vidro podem ser aplicadas para o ambiente parecer maior (Foto: Shutterstock)

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>