6 de novembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Para encantar e valorizar

Reformas rápidas e baratas ajudam na valorização de um imóvel para venda

A estética de um imóvel conta muito na hora da venda e algumas ações rápidas e baratas ajudam a fechar o negócio e podem até mesmo aumentar o valor da casa ou apartamento durante a negociação. Limpeza, uma boa pintura e troca de peças desgastadas ou quebradas são os primeiros passos para uma reforma barata e que ajudam a aumentar o valor de venda, mas é preciso ficar atento para que o valor gasto não supere a margem de 5% do preço que ele vale.

Segundo a designer Priscila Viana e a arquiteta Isabela Rossetto, da Integra Arquitetura, o primeiro passo é cuidar com a limpeza e principalmente com a pintura da residência. A dica das profissionais é optar por cores claras e neutras, porque além de transmitir sensação de limpeza, ampliam visualmente os ambientes. Christian Voelcker, vice-presidente da Auxiliadora Predial, explica que a localização do imóvel é importante, mas a qualidade e a conservação contam muito na hora da venda. “Ser antigo não desmerece o empreendimento se ele estiver em ótimo estado”, lembra Christian.

Papéis de parede, aplicação de textura nas paredes ou de gesso no teto são alternativas que disfarçam imperfeições, mas possuem custo mais elevado do que usar apenas tinta e massa corrida. Além do valor que será investido para aplicação, é preciso levar em consideração que esses detalhes variam muito por questão de gosto pessoal e os imóveis após a venda serão customizados pelos novos moradores. Por esse motivo, Christian não recomenda alterar questões estéticas do imóvel para não afastar potenciais compradores. “Para quem quiser investir um pouco mais, a dica é trocar os revestimentos de pisos e paredes que tenham sido escolhidos de acordo com os modismos da época em que o empreendimento foi construído. Neste caso vale optar por tons neutros”, sugere a arquiteta Isabela Rossetto.

A designer Priscila Viana aconselha a substituição dos espelhos de luz por modelos mais modernos por conta do efeito estético e do baixo custo para troca. Uma boa solução para economizar nesse caso é remover os espelhos, limpar e recolocar no lugar, substituindo apenas as peças danificadas. Christian Voelcker reforça que os espaços ligados à higiene e intimidade merecem mais atenção, por esse motivo a sugestão é trocar os metais, como as torneiras e toalheiros, quando eles apresentam vazamentos ou estão desgastados pelo uso.

A porta de entrada é o cartão de visitas para as pessoas interessadas em comprar o imóvel e por esse motivo Isabela sugere restaurá-la com aplicação de tinta ou verniz. O jardim também pode ser usado como chamariz para elevar o valor de venda do imóvel. Com um investimento relativamente baixo é possível encantar os compradores e garantir um valor maior na hora de vender um imóvel.

Fonte: Folha de Londrina

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>