12 de dezembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

O frescor do verão: os aparelhos de ar-condicionado garantem

Quase que indispensáveis no verão, os aparelhos de ar-condicionado trabalham a todo vapor, seja em residências ou ambientes de trabalho. Porém, é preciso conhecer os modelos que melhor se adequam às necessidades, as dicas de uso e de economia

Cada vez mais acessíveis, os aparelhos de ar-condicionado estão presentes tanto em residências, como em ambientes de trabalho. É um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas. Cada vez mais acessível, este aparelho permite manter um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas. Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.

Há vários tipos e modelos de aparelhos. No Brasil, os mais utilizados são aqueles que são embutidos na parede e também os mais baratos, mas todos eles fazem uma renovação contínua do ar fresco. Há também os portáteis, que podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessária climatização e tem custo zero de instalação, duas grandes vantagens. Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação. Os mais recentes são os aparelhos split, que podem ser fixos e portáteis. Possuem duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits ainda reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar. O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório.

Para o correto dimensionamento do condicionador de ar, é fundamental considerar o tamanho do ambiente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que frequentarão o ambiente. Geralmente, todos os aparelhos possuem termostato que mantêm, de forma automática, a temperatura selecionada.

Dicas de uso

Infelizmente, os aparelhos de ar-condicionado são considerados os vilões no uso de energia elétrica, não por conta do equipamento em si, mas devido ao seu mau uso. Quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome. Manter portas e janelas bem fechadas, fechar as cortinas caso haja entrada de raios solares e deixar o ar condicionado de 4 a 5 graus abaixo da temperatura externa ajudam a diminuir em quase 30% o consumo de energia necessário a estes aparelhos. Os aparelhos de 7000 BTU consomem, mensalmente, cerca de 40,5 kWh, enquanto que os de 18000 BTU, 117 kWh.

Conforto e saúde

A Portaria 3.523 e a Resolução 176, publicadas pela ANVISA, que estabelece normas de manutenção dos condicionadores de ar para preservação da saúde humana, também propicia a economia de energia. Como? Dutos de ar condicionado que nunca foram limpos provocam a saturação dos filtros de ar dos condicionadores rapidamente. Este processo faz com que o equipamento trabalhe forçado, além da necessidade do ambiente a ser climatizado, para fazer passar o ar pelos filtros obstruídos pela sujeira que se encontra normalmente nos dutos sem manutenção.

Na parte mecânica, uma correia de transmissão muito apertada resultará em peso excessivo para a movimentação do motor e conseqüentemente aumentará seu consumo. Da mesma forma ocorrerá, se houver excesso de sujeira nas partes que exigem lubrificação. O material particulado do ambiente absorve a lubrificação do equipamento. Para aliviar a carga de trabalho do seu condicionador de ar, mantenha o sistema sempre limpo. Assim, o ar fluirá mais facilmente pelos condensadores, evaporadores e filtros de ar.

Fonte: Jornal do Síndico

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>