29 de janeiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

O alerta sobre pipas e fiação elétrica

Tão esperados pelas crianças, as férias e o calor são um convite para as brincadeiras ao ar livre. Uma das preferidas e que nunca saem de moda é empinar pipas. A diversão, no entanto, requer cuidados.

A recomendação de não soltar pipas próxima à fiação elétrica parece já ter sido dada inúmeras vezes a ponto de ser desnecessária. Puro engano, afirma uma fabricante de cabos e fios elétricos.

As ocorrências registradas pelas concessionárias de energia crescem a cada ano, principalmente, durante as férias escolares. Em alguns casos, essas ocorrências provocam a interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejudicando os moradores de toda a região.

Portanto, a empresa informa que continuam valendo as recomendações básicas:

- prefira soltar pipas em parques ou campos abertos;

- se a pipa ou a rabiola enroscar na fiação da rede elétrica não tente puxar, pois os fios podem se tocar e provocar um curto-circuito. Nesse caso, abandone a pipa;

- além de proibido, o uso de cerol na linha da pipa pode danificar cabos da rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas.

Games e computadores

Os dias chuvosos também pedem a atenção da família com as crianças, que acabam ficando mais tempo “plugadas” nos games e computadores.
Um cuidado importante é ensinar as crianças a retirar o equipamento da tomada puxando pelo corpo do plugue e nunca pelo cabo, pois isso pode danificar a extremidade do condutor e provocar um choque.

Tomar choque, claro, não é brincadeira. Mas é bom avisar isso para as crianças! É comum elas acharem divertido tomar um choque de baixa intensidade. E isso pode acontecer em casa, com um equipamento com falha de isolamento. Mas esta brincadeira pode ser fatal.

Oriente também para que não liguem muitos aparelhos na mesma tomada, evitando a sobrecarga. E mantenha os cabos organizados e fora do caminho para evitar tropeços e quedas das crianças e danos aos cabos e aparelhos.

Fonte: Folha do Condomínio

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>