26 de março de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Natação: que tal fazer aulas em casa?

Condomínios com piscinas podem receber professores de natação para ministrarem aulas aos condôminos

Quem nunca desejou ter aulas de natação na piscina do condomínio no lugar de ter que se deslocar até uma academia? Quem pensa que as piscinas de condomínios são apenas para diversão nos dias quentes, está enganado.

 A poucos minutos de casa, muitos moradores trocam as aulas em academias pelas que são ministradas por uma equipe de profissionais no próprio empreendimento.

No Condomínio Jardim Leopoldina, por exemplo, a procura sempre foi grande.  Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, o empreendimento já possuía toda a estrutura para as aulas, exceto por alguns equipamentos básicos como boias, pranchas e flutuadores. “Em assembleia a empresa apresentou um plano de aulas que incluía diversas modalidades,  entre elas a natação”, conta o síndico do condomínio, Umberto de Campos. A parceria já completou quatro meses e as aulas são um sucesso entre os moradores. “Tem aulas de natação todos os dias em diversos horários e divididos por faixa etária”, complementa Campos.

Como dar início à ideia – O primeiro passo para começar a ter aulas no condomínio é contratar uma empresa de gestão esportiva.  Não é preciso realizar nenhuma alteração na estrutura da piscina e os equipamentos para as aulas são os mesmos que qualquer academia oferece. Pranchas, aquatubes (os conhecidos espaguetes), flutuadores e hidro-halteres são alguns deles.

Uma das vantagens é o custo geralmente atrativo das aulas, além da praticidade. “Num condomínio com 400 apartamentos, cada família paga uma média mensal de R$ 50 para ter acesso a uma grade de modalidades esportivas que também inclui natação”, conta o sócio diretor de uma empresa do ramo, Adriano Borges.

Durante as aulas com crianças de até oito anos, alguns equipamentos, além das boias, são indispensáveis para manter a segurança, principalmente quando a profundidade é superior à altura da criança. “Usamos uma plataforma de profundidade que é uma mesa de PVC com ventosas que se prende no fundo da piscina”, finaliza Borges.

Como ter aulas de natação em seu condomínio:

  • Busque uma empresa qualificada para organizar e ministrar as atividades
  • A temperatura média ideal da água para a prática de atividade aquática é de 30º no verão e 31º no inverno
  • É recomendável que as aulas inicialmente estejam divididas por faixa etária e, posteriormente, após a adaptação, por desempenho
Fonte: iCondominial
sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>