11 de junho de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Mudança? Não enlouqueça!

Dor de cabeça para muitas pessoas, a mudança, se bem planejada, se torna fácil e bem prática de ser organizada.

Por Letícia Lepchak*

Talvez você ache o título uma utopia, mas posso provar o contrário. É claro, não existe mudança fácil, mas com planejamento e organização você poderá reduzir os problemas e o estresse causado pela situação.

Primeiramente, prepare uma lista com todas as obrigações necessárias referente à mudança, e vá atualizando o documento conforme as atividades forem sendo realizadas, isso lhe ajudará a gerir melhor seu tempo. Além disso, algumas semanas antes de se mudar, solicite o desligamento dos serviços de água, luz, gás, telefone e TV a cabo e a instalação deles na nova casa. Não se esqueça de comunicar sua mudança, tanto para amigos e familiares, quanto à empresas que costumam enviar correspondências.

Mudança é uma ótima oportunidade de desapegar. Não existe ocasião melhor para você dar uma revisada em tudo o que tem e se livrar daquilo que não quer mais. Descarte o que está fora de uso, o que não é útil, o que não serve mais… Resumindo: o que está apenas ocupando espaço e não merece ir para a nova residência. Ao fazer essa triagem, separe em três categorias: o que vai ser encaixotado, o que vai para doação e o que será jogado fora.

Não deixe para embalar e encaixotar seus pertences de última hora. Vá fazendo aos poucos, empacotando os utensílios de um cômodo por vez, mantendo objetos semelhantes juntos nas mesmas caixas.

- Dica importantíssima: etiquete as caixas! Isso vai evitar que você tenha que abrir uma por uma para saber o que tem dentro, e não se esqueça se escrever “frágil”, caso necessite. Estes objetos mais delicados exigem tempo e cuidado, por isso organize-se e utilize plástico bolha, isopor picotado e caixas mais resistentes. Para outros utensílios, procure não misturar objetos pesados e leves, e arrume nas caixas uma quantidade suficiente de coisas para preencher todo o espaço da mesma. As roupas podem ser transportadas no cabide mesmo, evitando que se amassem.

No dia da mudança, é interessante deixar pronta uma mochila para cada membro da família contendo pertences que possam precisar: uma muda de roupa, utensílios de higiene, documentos e remédios. Certifique-se que o imóvel está limpo para começar a organização. Quando chegar na nova residência, coloque as mobílias no lugar e comece a abrir as caixas. Arrume um cômodo de cada vez e aproveite a oportunidade para começar a organização do zero.

Esse momento é uma chance de renovação, por dentro e por fora. Mas se tudo isso ainda parece um grande desafio para você, conte com a ajuda de um organizador profissional e curta muito seu novo lar.

*Letícia Lepchak é formada em Marketing e Propaganda pelo Centro Europeu, graduanda em Marketing pela PUC-PR e certificada como Personal Organizer pela Facilita Organização. Sempre foi uma apaixonada por organização, e viu nesta profissão a possibilidade de trabalhar com o que ama e melhorar a vida de quem precisa.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>