12 de abril de 2016   Publicado por: Garante Araribóia

Móveis de ferro na decoração

Saiba como usar e cuidar dessas peças na sua casa

Antigamente, os móveis de ferro eram comuns na decoração. Além de serem resistentes e de longa duração, eles davam certa sofisticação ao ambiente.

Na opinião do arquiteto Augdan de Oliveira Leite, alguns destes móveis são muito interessantes, como os móveis fundidos para jardim e os de ferros usados em obras, que podem ser aproveitados para fazer cadeiras muito interessantes, com desenho colonial, por exemplo.

cama_ferro

“As estruturas de ferro eram muito usadas nas décadas de 1960 e 1970 e continuam em alta. Naquela época, usavam-se muitas cadeiras coloridas em tons cítricos, como laranja, amarelo e abóbora, e que agora estão voltando. O assento lembra uma concha e toda a estrutura é feita de ferro”, recorda o arquiteto.

Para Augdan, colocar uma cadeira de ferro com almofadas coloridas em uma sala com estilo moderno pode dar um ar muito contemporâneo ao ambiente. “O uso de ferro com vidro é outra tendência interessante e que fica muito legal”, recomenda.

ferro_mesa

O arquiteto comenta que o ferro é mais versátil, mais fácil para manusear, para a fundição e para dobrar, diferentemente do alumínio.

“Considero que usar uma ou outra peça em ferro na casa é interessante e dá um toque bacana para a decoração. Usar uma peça de ferro em uma sala moderna é algo que funciona muito bem.

Mas deve ser um contraponto no ambiente. O principal cuidado é não tornar a decoração over, com tudo em ferro, pois não vai ficar bom”, alerta.

Manutenção

mesa_ferro

Outro cuidado a ser tomado é com a manutenção, que é muito mais delicada do que a de outros materiais, especialmente se o móvel ficar na área externa recebendo chuva e sol.

Uma vez por mês, é recomendável lavar os móveis com detergente líquido e água morna. Dessa forma, toda a poeira, gordura ou qualquer outra sujeira vai desgrudar do ferro. Utilize um pano limpo para removê-las e seque bem para que a umidade não enferruje a peça.

Em dias de chuva, cubra os móveis com uma lona ou capa, evitando a oxidação.

Verifique se não há lascas nos móveis, pois é comum que a tinta saia com o tempo. Quando encontrar um ponto lascado, lixe e pinte com tinta metálica.

Fonte: ZapImoveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>