24 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Morador de prédio deve fazer manutenção de aquecedor a gás

Manutenção anual pode evitar acidentes, diz especialista

Apesar de não existir lei nem fiscalização, a manutenção de aquecedores a gás em condomínios deve ser feita uma vez ao ano. Por questões de segurança,  a utilização de botijão a gás também é proibida em apartamentos apesar de muito moradores não cumprem a regra.

Até dois anos atrás um condomínio no bairro Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, tinha botijões de gás dentro dos apartamentos. A síndica insistiu e conseguiu aprovar a instalação do gás encanado. Mesmo sabendo dos riscos de uma explosão, ainda há morador que não cumpre a regra.

“Está proibida a entrada botijão de gás, mas tem morador que esconde no carro e entra”, conta a sub-síndica Nádia Ambrósio .

Além de todos os cuidados com o gás do fogão, o morador tem que ficar atento sobre o aquecedor a gás. Quem não faz a manutenção do equipamento corre sérios riscos. Não existe lei que obrigue o condomínio a fazer manutenção nos aquecedores. Mas, segundo o técnico de aquecedores Leandro Costa, o morador corre risco se não fizer a manutenção adequada.

“Se vazar gás, pode queimar amarelo, que cria fuligem, que vai danificar a chaminé, e o gás produzido pelo queima vai se tornar prejudicial para saúde, senão vira gás carbônico”.

Especialistas também alertam para que o aquecedor seja instalado na área de serviço e não no banheiro. O local de instalação precisa ter janelas sempre abertas para dissipar o gás. Se o morador chegar em casa e sentir cheiro forte de gás, ele não deve acender as luzes. É necessário abrir as janelas, fechar a alimentação do apartamento e chamar a empresa responsável pelo fornecimento.

Fonte: G1

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>