16 de maio de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Mora sozinho? Confira 6 dicas para se organizar

Organizar o tempo na hora de realizar as tarefas auxilia para que os resultados possam ser colocados em prática; veja.

Morar sozinho tem lá as suas vantagens, mas também não é uma tarefa fácil, já que não existem outras pessoas com quem dividir as tarefas. Por isso, a organização da casa depende exclusivamente de você. As roupas não arrumam espaço nas gavetas sozinhas, o chão não fica sem poeira sem que você varra e a pia não fica vazia sem que as louças sejam lavadas. Isso parece óbvio, mas é preciso reforçar que você é o único interessado e o responsável pelo bom funcionamento do seu lar.

Mas não se preocupe. É possível viver muito bem sob essas condições, desde que você tire um tempinho para cumprir todas essas funções domésticas. Preparamos algumas dicas valiosas para quem mora sozinho e deseja organizar melhor o seu apartamento. Confira!

Arrume a cama

Oficina Chic: Decor Chic: Cama Arrumada

Sabemos que arrumar a cama ao acordar é uma das tarefas que mais inspiram preguiça. Mas pense: são apenas 3 minutos para que você cumpra essa função. Organize o seu tempo e arrume a cama todos os dias pela manhã. Isso aumenta a sua sensação de bem-estar para o restante do dia.

Não acumule louça

É importante que a louça seja lavada todos os dias. Criar essa rotina evita que você tenha aquela preguiça no final da semana ao se deparar com uma pia lotada. Outra dica é que você tenha, além do fogão, um microondas para esquentar a comida, já que quanto menos panelas você sujar, menos louças terá para lavar. Praticidade é um dos conselhos mais válidos na hora de morar sozinho.

Cuide das roupas

Para não acumular roupas sujas e ser pego desprevenido sem ter o que vestir, separe um dia na semana para lavá-las. Invista em uma máquina, pois ela poupa suor e trabalho. Se você não sabe manusear o ferro de passar, opte pelo steamer, aquele aparelho próprio para desamarrotar as roupas e que funciona por meio de vapor. Ele é realmente muito mais prático e a cara de pessoas que moram sozinhas e querem facilidade.

Organize suas compras

Para não ficar sem ter o que comer, você tem duas opções: fazer compras periodicamente – você decide se semanal ou quinzenal -, ou sempre voltar pra casa com uma comidinha mais fresca: pães, frutas, laticínios e o que mais desejar. O importante é nunca deixar chegar até o fim os itens de limpeza, papel higiênico, massas, molhos e biscoitos. Eles podem salvar a sua vida caso você tropece na organização da sua rotina.

Tenha muitos armários e prateleiras

Nunca é demais investir em armários e prateleiras. Eles ajudam a organizar e a dividir os seus pertences. É bom ter um armário na área de serviço para os produtos de limpeza; na cozinha para os utensílios e para a comida; no quarto para as roupas, sapatos, roupas de cama e objetos pessoais; e no banheiro para os itens de higiene. As prateleiras são ótimas opções para evitar que os objetos fiquem espalhados no chão ou em cima de mesas e cadeiras.

Limpeza

Você pode contratar uma profissional para fazer a limpeza uma vez por semana ou então quinzenalmente. Isso ameniza muitas das obrigações que você teria que cumprir. Mas, caso não tenha condições, não se preocupe, é possível se organizar.

Uma boa dica para não sobrecarregar é limpar os cômodos “secos” (quartos e sala) em um dia da semana, e os cômodos “molhados” (cozinha e banheiro) em outro dia. Para os primeiros, basta varrer, passar um pano e tirar a poeira acumulada. Para os segundos, é necessário esfregar o chão e as louças (pias e sanitários) com desinfetantes. O trabalho vai ter um resultado recompensador quando você perceber uma casa limpa e sem sujeiras.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>