28 de junho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Mantenha as pragas urbanas longe de seu condomínio

Bastam alguns descuidos em apenas um dia para correr o risco de ficar cara a cara com as temidas e odiadas pragas urbanas, como baratas, ratos, formigas, escorpiões e aranhas.

Os condomínios, que reúnem uma enorme quantidade de pessoas, ocasionalmente podem receber a visita destes seres indesejados. Para evitar que o seu condomínio seja o escolhido, é preciso tomar alguns cuidados como:

- Jogar o lixo somente em locais apropriados, de preferência em latões ou caixas de plástico bem vedadas. O recomendável é sempre armazenar os recicláveis e os restos de comida em sacos plásticos, igualmente bem fechados, e somente levá-los para a rua algumas horas antes da passagem do caminhão do lixo, evitando que os bichos sejam atraídos.

- Não acumular caixas de papelão e entulhos de obras em qualquer canto.

- Os funcionários devem ser orientados a não comer sobre o teclado dos computadores ou nas áreas comuns, evitando o acúmulo de migalhas.

- Todas as áreas comuns do condomínio devem ser dedetizadas de seis em seis meses. É importante que seja escolhida uma empresa certificada pela vigilância sanitária, com boas referências e idônea. Os condôminos, se quiserem, também podem dedetizar suas residências, mas não é uma obrigatoriedade. Tal atitude, porém, garante ainda mais proteção para o condomínio como um todo.

Manter as pragas longe do condomínio exige a participação de todos os moradores, que também devem adotar atitudes preventivas em suas residências, tais como:

- Nunca deixar louça acumulada na pia por muito tempo e principalmente de um dia para o outro, uma vez que baratas e ratos possuem hábitos noturnos.

- Sempre recolher os pratos de comida e água dos animais de estimação durante à noite, retirar toda a comida e lavá-los, repondo o alimento e a água somente no dia seguinte.

- Guardar os alimentos em potes bem fechados dentro do armário ou então na geladeira. Apesar de bonitas, as fruteiras devem ser evitadas, pois podem atrair os animais.

- Manter os ralos fechados ou então instalar dispositivos que permitam abri-los e fechá-los. Para não tornar a tubulação convidativa para as baratas, é recomendável nunca despejar óleo pelo ralo da cozinha.

- Algumas receitas caseiras, como espalhar folhas de louro nos armários e gavetas para repelir baratas e colocar cravos da índia no parapeito da janela, evitando a entrada das formigas, funcionam apenas de maneira superficial. Para combater efetivamente as pragas é necessário destruir seus ninhos, algo possível somente com a dedetização.

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>