16 de agosto de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Luzes que valorizam

Decoração feita com luzes podem deixar a sua casa muito mais bonita e valorizada

Os projetos luminotécnicos são a alma de uma casa. Com a luz focada no ponto certo, na intensidade certa e na hora certa, realçamos os detalhes, a beleza e damos vida à arquitetura e decoração.

Em primeiro lugar, é importante dizer que a luminotécnica é um conceito, um estudo minucioso das técnicas das fontes de iluminação artificial, através da energia elétrica. Portanto, toda vez que se pensa em fazer um estudo das lâmpadas de um determinado ambiente, está se pensando em fazer um estudo luminotécnico.

Em um projeto residencial, por exemplo, a mesma fachada de uma casa pode ter sua volumetria realçada pela iluminação de fora para dentro ou de dentro para fora. Com essa técnica, a fachada se modifica a noite, formando um sombreamento.

Na decoração de interiores, os recursos de iluminação estão em alta. Além de valorizarem as formas, eles permitem a troca de cores e a mudança do ambiente. Vários sistemas podem ser usados, os pontuais, os de foco indireto e com efeitos especiais.

A mudança de cores em um ambiente ajuda a compor o estilo happy décor, que traz para dentro da casa a alegria das cores da natureza. Ao invés de pintar as paredes, o recurso luminotécnico permite a troca de cores programada. Alguns sistemas têm uma programação que acende em dia, hora e semana pré-determinados. Ele também se altera de acordo com o ritmo de uma possível música ambiente.

Outra possibilidade é a iluminação através de leds, que existem há muito tempo, mas eram usados somente como sinalizadores de produtos eletrônicos. Com seu desenvolvimento tecnológico, a quantidade de luz que ele passou a liberar aumentou muito, possibilitando seu uso na arquitetura e decoração. Eles têm muitas vantagens, são de alta durabilidade, possuem maleabilidade na troca de cores e, por terem dimensões reduzidas, podem ser usados em todos os lugares.

O importante é não esquecer que luminotécnica deve ser pensada na fase de projeto, para que tudo seja previamente pensado e discutido. Depois do projeto arquitetônico concluído, devem ser executados os projetos estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo e de interiores. Todos os pontos de tomada, interruptor, televisão, internet e telefone ficam definidos nessa etapa. Com isso, além de reduzir a zero o desperdício com materiais, o imóvel projetado tem uma ótima valorização de mercado.

Projetos de iluminação estão sempre na moda e não há um estilo específico para usá-los. Eles podem ser usados em construções clássicas, contemporâneas ou rústicas. O Parthenon na Grécia, símbolo da arquitetura, construído há 400 anos AC, está todo iluminado.

Fonte: Imóvel Web

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>