8 de abril de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Logística na cozinha

O espaço dedicado à cozinha vem se tornando cada vez menor em boa parte dos apartamentos dos condomínios atuais e, por isso, é preciso muito cuidado na hora da escolha e da distribuição dos elementos que a compõem. E mais: sempre que possível a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores fará grande diferença.

Segundo a arquiteta Dafne Schaalmann Villalta, a disposição dos móveis e eletrodomésticos deve permitir que alguns fiquem agrupados e o mais próximo possível, como o fogão ao lado da pia e sempre perto da geladeira, “mas sem que fiquem encostados ou na frente um do outro, pois o quente e o frio acabam atrapalhando o funcionamento um do outro”, explica.

A arquiteta recomenda também a criação de uma bancada de trabalho e apoio para facilitar o preparo dos alimentos e retirada dos itens quentes do forno.

Já o arquiteto Sandro Gimenez ressalta a importância de se ter cuidado com o espaço da abertura de portas de armários, do fogão e da geladeira para não travar o acesso aos outros lugares ou a circulação no ambiente. Ele lembra também da necessidade de se verificar os pontos de energia para a correta colocação dos componentes.

Materiais e cores

Para o revestimento das bancadas, Dafne indica a utilização dos granitos (que são mais baratos), silestone e corian.

Para os armários a opção é o compensado revestido em fórmica para evitar problemas com a umidade. “Nas paredes, ainda que existam pinturas adequadas para esse tipo de ambiente, próximo às áreas úmidas o ideal é que exista um revestimento de azulejos, porcelanatos ou pastilhas, que são materiais mais resistentes e fáceis de limpar”, explica a arquiteta.

O arquiteto Gimenez reforça a necessidade de materiais de fácil limpeza e manutenção, que não sejam tão porosos ou que não tolerem a utilização de água, como madeiras não tratadas e algumas pedras mais finas. As cores escolhidas também são aliadas na busca por mais espaço na cozinha. “Vale optar por móveis e revestimentos em tons neutros”, finaliza Dafne.

Fique atento

- Um bom projeto de iluminação é fundamental para a eficiência e segurança da cozinha

- A altura ideal para o tampo da bancada da cozinha é de 85 a 93 cm em média, mas vai depender da altura do usuário para que ele não fique arcado

- Se o orçamento permitir, opte por móveis de cozinha embutidos e planejados para deixar o ambiente o mais funcional possível.

- A “cozinha americana” é uma opção charmosa para quem possui pouco espaço. Separada por uma bancada que também abriga armários, ela se instegra ao ambiente e permite que quem está cozinhando interaja com seus convidados

Fonte: Minha área

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>