10 de novembro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Invista em uma cama suspensa e crie um espaço 3 em 1

Projeto é ideal para ganhar metros quadrados em apartamentos pequenos.

Quem tem um apartamento pequeno quebra a cabeça para pensar na disposição dos ambientes. Ganhar alguns metros quadrados é algo precioso. Imagine, então, ganhar um cômodo a mais na casa projetando uma cama ou quarto suspenso no meio da sala?

Antigamente este tipo de solução era visto somente no exterior, mas atualmente é possível encontrar, no Brasil, cama em mezanino construído em apartamentos ou em pequenos hotéis para aluguel em período de temporada.

Cama suspensa é uma ótima ideia para ganhar um ambiente diferente na sua casa (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Segundo a arquiteta Carla Maciel, uma condição básica para executar a cama suspensa é que o pé direito tenha, pelo menos, 2,70 m. “Isso é necessário para garantir a possibilidade de ficar sentado na cama superior sem bater a cabeça no teto”, complementa.

A estrutura do mezanino mais utilizada é a metálica, por ser mais leve e por permitir a fixação simples nas paredes e pisos somente com parafusos. Há, também, a possibilidade de usar estrutura de madeira. Mas tenha cuidado se a ideia for projetar uma cama pendurada por fios.

“Eu não considero as estruturas penduradas seguras porque demandam uma mão de obra especializada e uma laje maciça para a fixação de parafusos específicos para concreto. Também não indico a fixação no teto para lajes pré-moldadas, por exemplo”, alerta a arquiteta.

Cama pode ter estrutura metálica ou de madeira

Com a placa feita, é necessário escolher a base do colchão. “Você pode escolher entre a madeira natural ou MDF, como nas camas convencionais, desde que seja feito um vigamento para acomodar as chapas de madeira”, orienta Carla.

Para saber o valor do projeto, é necessário consultar um marceneiro ou uma empreiteira. De acordo com a arquiteta, no caso de uma cama suspensa, o valor médio pode ser estimado através do m². Se o projeto for de um quarto suspenso é necessário a contratação de um empreiteiro ou serralheiro para a execução da estrutura.

Há também a opção de fazer a cama suspensa no quarto

Transformando o quarto - Como a questão de falta de espaço é um problema recorrente nos imóveis, a execução de projetos de ambientes multifuncionais já se tornou um requisito em qualquer projeto de interiores.

Para Carla, a melhor combinação de funções para um quarto, para que seja usada por toda família, é adaptar o espaço para se tornar um quarto de hóspedes, home theater e escritório, tudo num mesmo local.

“Este tipo de ambiente acaba se tornando um “family room”, onde diversas atividades podem ser feitas com todas as pessoas próximas, utilizando computador, assistir TV e, eventualmente, para hospedar uma visita com um confortável sofá-cama”, sugere a arquiteta.

Um quarto de hóspedes é uma boa ideia para criar um novo ambiente no seu apartamento (Foto: Shutterstock)

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>