25 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Internet como aliada do síndico

A internet é aliada daqueles que não dispõem de muito tempo livre, buscam praticidade e rapidez para resolver problemas e realizar tarefas do dia a dia. A web, com todas as suas funcionalidades e possibilidades de personalização e adaptação, também pode auxiliar síndicos e moradores de condomínios.

O e-mail, por exemplo, pode funcionar como um canal de comunicação mais prático e eficaz entre condôminos e o síndico. Como o perfil dos síndicos está mudando, sendo que atualmente estes profissionais não são necessariamente aposentados ou donas de casa, pode ser difícil de encontrá-los em casa durante a semana. Com o e-mail o síndico pode conferir as sugestões e reclamações dos moradores a qualquer hora e rapidamente dar uma resposta.

As assembleias, muitas vezes sinônimo de enrolação, falta de quorum e desentendimentos, têm ficado mais práticas e atrativas em condomínios que passaram a realizar as chamadas assembleias digitais. A modalidade permite que o síndico poste os assuntos a serem votados na internet com algumas semanas de antecedência, garantindo que os moradores votem aos poucos, na hora mais conveniente para cada um. Assim que o voto é computado o morador consegue acompanhar o resultado parcial e após o encerramento da votação, uma ata com o resultado é enviada para os condôminos.

Vários condomínios Brasil afora, principalmente os chamados condomínios-clube, também já possuem um site exclusivo do condomínio. Ricas em funcionalidades, as páginas possibilitam a reserva de áreas comuns, oferecimento de serviços, como aulas particulares ou de ginástica, disponibilização de documentos inerentes ao imóvel para consulta, agendamento de eventos internos, cadastramento de estabelecimentos próximos, postagem de informações sobre obras e reformas, cadastramento de manutenções periódicas, como limpeza de caixa d’água, permitindo que os moradores se planejem com antecedência e até troca de informações sobre itinerários, incentivando a carona solidária.

Apesar de todas estas ferramentas facilitarem o dia a dia de todos os que vivem em condomínio, não se pode esquecer aqueles que não têm muita familiaridade com a internet, como os idosos. Neste caso, é ideal que o condomínio não exclua definitivamente o livro de ocorrências, assim como a afixação de atas de assembleias e comunicados em áreas comuns. Além disso, é interessante que o síndico reserve uma hora por semana para ouvir as reclamações destes moradores, ou então disponibilize outros meios de contato, como o número do telefone celular.

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