29 de julho de 2016   Publicado por: Garante Araribóia

Imóvel: os cuidados na compra do bem

Foto: Arquivo

Atenção aos custos do financiamento no contrato

Muitas pessoas interessadas em financiar um imóvel têm na concretização dessa expectativa o atendimento do maior investimento realizado ao longo da sua vida. Não é à toa que elas passam anos planejando e reordenando prioridades financeiras para a aquisição de um apartamento, por exemplo.

Entretanto, querer ter seu próprio apartamento ou casa não basta. É preciso muita pesquisa de valores e condições de pagamento para que o negócio realmente seja satisfatório para todos os envolvidos. Muitas vezes, quem está entrando em um financiamento pode não conhecer muito bem os compromissos que está assumindo no contrato assinado. Isso pode ser perigoso quando se está fechando um acordo de uma dívida de até 35 anos.

Toda informação sobre financiamentos e sobre o próprio imóvel são muito importantes, e o comprador não pode estar com nenhuma dúvida quando decidir fechar o negócio. Uma consultoria imobiliária reuniu algumas informações importantes para quem está planejando investir em seu apartamento e sugere as seguintes dicas:

Financiando com o banco

Primeiramente, é importante saber que você não precisa ser cliente de um banco para financiar seu imóvel com aquela instituição. Geralmente, as imobiliárias têm alguns bancos como parceiros, e indicam as melhores condições para os compradores.

O ideal é pesquisar sobre taxas de juros e condições de contrato com todos os bancos que puder, para que não haja dúvidas no fechamento do contrato e nem surpresas no pagamento das parcelas.

Seu orçamento

A recomendação de economistas do setor imobiliário da consultoria é a de que a primeira prestação do imóvel deve causar o menor impacto possível no orçamento do comprador. Isso porque o cliente já estará arcando com outros custos fora o financiamento, como documentação, taxas e possíveis cobranças adicionais.

Isso, sem falar no valor de entrada que será pago no começo do contrato. O ideal é procurar por imobiliárias que tenham flexibilidade nas negociações e que possam proporcionar as melhores condições dentro das possibilidades do cliente.

Precaução

Atualmente, os compradores de imóveis têm adiado a aquisição do bem por receio de uma diminuição de suas rendas ao longo do financiamento. Essa é uma preocupação importante, e pode se encaixar em um formato de financiamento ideal que é o SAC (Sistema de Amortização Constante). Para esses economistas, nesse formato de financiamento, as parcelas vão diminuindo gradativamente ao longo dos anos, e pode ser a melhor opção para quem teme uma redução em seus ganhos.

Também existe a opção de financiamento pela Tabela Price, onde as parcelas permanecem com um valor fixo até o final do contrato. Algumas pessoas preferem esse formato, mas é sempre bom lembrar que independente do modelo de pagamento, todos os contratos sofrem correções de acordo com a taxa de inflação anual. Por isso, não deixe nunca de conferir as datas de correção de valores para não ter surpresas desagradáveis.

Imobiliárias

Segundo a consultoria, o mercado imobiliário tem se mostrado muito favorável para quem busca comprar seu primeiro imóvel, pois as condições especiais de pagamento têm atraído novos clientes.

 

Fonte: Folha do Condominio

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>