26 de outubro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Horário de verão pode ajudar a economizar energia

Medidas simples podem tornar o horário de verão um aliado do seu bolso. Moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste, além da Bahia, contam com uma hora a mais de sol.

Com dias mais longos, a dica é abrir janelas e cortinas da casa, para aproveitar a luz do sol.

Alexandre Reis, engenheiro eletricista de Furnas, em entrevista ao jornal “O Dia”, recomenda que, em dias quentes, se coloque a chave do chaveiro na posição “verão” e se evite o uso no horário de pico, entre 18h e 21h.

O chuveiro elétrico, aliás, é o grande vilão do consumo – responde por cerca de 24% do valor da conta de luz de uma residência comum.

Dicas úteis para economizar energia

  • Lâmpadas fluorescentes consomem menos energia do que as incandescentes.
  • Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira.
  • Ao usar o ferro de passar, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada para cada tipo de tecido.
  • Evite abrir a geladeira várias vezes. O abre e fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia.
  • A função stand-by é uma grande vilã da conta de luz. Ela consome entre 15% e 40% do gasto normal de energia dos aparelhos. Por isso, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso.
  • Escolha eletrodomésticos de baixo consumo, que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
  • Desligue o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço.
  • Utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças.
  • Evite colocar fogão ou microondas próximos à geladeira.
Fonte: Condoworks
sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>