29 de novembro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Hidrômetro individual pode reduzir conta de água em até 40%

Você sabe qual o seu consumo de água por mês? Se você mora em condomínio, certamente não saberá, já que em muitos edifícios o consumo total é rateado entre os moradores. Neste caso, o desperdício de uns é pago por todos. “Quem fica o dia inteiro fora e utiliza pouca água quando está em casa paga o mesmo valor que pessoas que utilizam muito a máquina de lavar e tomam banhos demorados”, explica Bruno Dutra, gerente operacional da A J Martani, durante a Feicond.

Se parte dos moradores não pagam mensalmente o condomínio, o problema se torna ainda maior, já que quando se utiliza o medidor comum o valor da conta de água do edifício está embutido nessa taxa.

De acordo com Dutra, os novos edifícios já adotaram os hidrômetros individuais em seus projetos. Com eles, a economia de água é 30%, em média, mas pode chegar a até 40% em alguns casos. “Esses aparelhos medem exatamente a quantidade de água gasta pela residência. Então, a economia tem reflexos diretos na conta”, conta.

Além de reduzir a inadimplência e gerar economia para os moradores que consomem menos, o uso de hidrômetros individuais também proporciona queda nas despesas com energia elétrica e na quantidade de esgoto produzido. A medida ainda facilita a identificação de vazamentos.

A instalação de hidrômetros individuais também pode ser feita em edifícios antigos. Os custos, segundo Dutra, são relativamente baixos quando comparado aos benefícios.

Fonte: Folha Vitória

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>