19 de junho de 2014 Publicado por: Garante Araribóia
Funções do Gerente Predial
Muitos edifícios comerciais, e até condomínios residenciais de alto padrão, vêm adotando o cargo de gerente condominial em sua administração. Ele é uma espécie de super-zelador, lidando com gerenciamento dos funcionários, dos prestadores de serviço, ficando encarregado da manutenção e muitas vezes da administração “burocrática” do condomínio, para que o síndico se ocupe apenas do relacionamento com os condôminos.
Perfil do profissional
- O gerente de condomínio, assim como o zelador comum, é o braço direito do síndico dentro do condomínio
- O que o diferencia do zelador é que sua função requer conhecimentos geralmente mais aprofundados em relação a assuntos técnicos (como a parte hidráulica e elétrica), além de lidar com assuntos burocráticos (compras, cotações) e administração de pessoal
- Segundo as fontes consultadas, um gerente de condomínio não necessariamente deve ter um curso superior, apesar de ser recomendável
- O perfil ideal seria a formação em engenharia ou, então, em administração com especialização em alguma área técnica ligada ao condomínio
Atribuições
O gerente, que funciona como uma espécie de superzelador, tem como atribuições básicas:
- Gerenciar o pessoal do prédio
- Realizar cotações e lidar com fornecedores
- Coordenar o controle de acesso dos edifícios, realizando relatórios periódicos de controle entregues ao síndico
- Ser capacitado a realizar trabalhos de prevenção e combate a incêndios
- Ter bons conhecimentos relacionados à parte elétrica e hidráulica dos edifícios
- Conhecer as normas técnicas e regulamentações relacionadas ao condomínio
- Conhecer os produtos disponíveis no mercado, da área de segurança à de limpeza
- Intermediar contatos entre construtora e proprietários
- Instruir funcionários com relação ao atendimento
- Ter preocupação constante com relação à segurança do edifício
- Ter conhecimento da Convenção e do Regulamento Interno do edifício
- Por gerenciar os funcionários do edifício, o gerente deve ter uma boa capacidade de comunicação e liderança
Habilidades
- Conhecimento técnico em hidráulica, elétrica, manutenção predial e noções de engenharia
- O gerente condominial deve sempre acompanhar e motivar os funcionários
- Com relação aos terceirizados, o acompanhamento deve ser constante, mas feito por meio da supervisão da empresa contratada. Isso evita configurar vínculo empregatício
- O gerente deve ter uma boa comunicação e saber expressar com clareza e objetividade o que espera de cada funcionário
- É importante também que o gerente estabeleça uma rotina de trabalho, para que cada funcionário saiba o que dele se espera
- Os procedimentos devem ser reavaliados ou reforçados em reuniões periódicas de trabalho
- Uma chefia extremamente liberal, onde não há regras, gera insatisfação por parte dos moradores
- Por outro lado, uma chefia autoritária causa desmotivação e insatisfação dos funcionários
- O ideal é adotar um estilo “presente e democrático”, em que o gerente ouve os funcionários ao mesmo tempo em que exige o cumprimento das tarefas
- Isso cria satisfação e aumenta a produtividade
- O gerente deve sempre checar se a prestadora de serviços está em dia com as obrigações trabalhistas, para evitar futuros problemas judiciais para o edifício
Fonte: SindicoNet
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