3 de julho de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Funcionários e terceirizados dos prédios

Importância da avaliação junto aos condôminos

Como em qualquer empresa, os funcionários de edifícios regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), contratados diretamente pelo condomínio, ou os terceirizados, têm todos os direitos previstos em lei. Na capital paulista, são em média sete empregados por condomínio com direito a registro em carteira, férias, recolhimento do INSS, FGTS, décimo-terceiro salário, aviso prévio etc.

De acordo com José Maria Bamonde (foto), gerente de Relações Humanas de uma empresa de administração condominial, é atribuição dos síndicos a organização e treinamento das equipes contratadas diretamente pelo condomínio, além de oferecer medidas diferenciadas aos profissionais terceirizados.

Segundo o gerente de RH, O síndico deve, a partir dos cargos e funções definidos, fazer um descritivo das tarefas, que contemple um plano de trabalho, treinamentos e avaliações de desempenho. “É importante, ainda, definir um plano de carreira dos funcionários, para que todos tenham expectativas de progredir no condomínio”, disse Bamonde.

Para ele, além de organizar as atividades, o síndico deve conversar com cada funcionário próprio para orientações e promover reuniões mensais com os profissionais de cada setor, visando corrigir problemas e acertar novos procedimentos de trabalho. É importante, ainda, solicitar do zelador ou gerente predial um feedback em relação à equipe de trabalho.

Bamonde sugeriu, ainda, que o síndico promova a cada seis meses uma pesquisa com os moradores para avaliar o desempenho dos funcionários em cada área, além de promover cursos periódicos, de capacitação e motivação, para os profissionais.

Terceirizados

No caso de funcionários terceirizados, o síndico deverá expressar, no contrato com a empresa fornecedora dos serviços, como será feita a avaliação do serviço e com qual frequência, estabelecendo, por exemplo, descontos no pagamento caso o nível de satisfação dos moradores seja inferior a 90% de ótimo ou bom em relação à execução do trabalho.

O gerente de RH alertou, também, sobre a complexidade e as diferenças na orientação e organização de equipes de condomínios clássicos e dos empreendimentos maiores, com superestruturas que envolvem manobristas, auxiliares de manutenção, assistentes administrativos, gerentes prediais e segurança externa. Assim, no entendimento do executivo, “é fundamental que o síndico conte com a orientação de empresa especializada em administração para organizar as equipes de funcionários, cuidar da folha de pagamento de um condomínio é exatamente igual a cuidar da folha de pagamento de uma empresa, especialização e profissionalismo são fundamentais”, concluiu Bamonde.

Fonte: Folha do Condomínio

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