1 de outubro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Fogão a lenha para uma casa rústica

Construções com um toque mais rústico pedem a instalação de um fogão a lenha, mesmo que ele seja meramente decorativo.

A cozinha é, sem sombra de dúvidas, o lugar mais gostoso da casa. Isso porque, além de ser o local onde as famílias se alimentam diariamente, é um ambiente escolhido — por muita gente — para a socialização, principalmente durante as refeições e as visitas de amigos.

Na hora de escolher o fogão que vai compor o cômodo, o que não falta é opção, podendo variar do tradicional fogão a lenha até o moderno cooktop. Para deixar a convivência na sua cozinha ainda mais aconchegante, a decoração rústica pode ser uma boa opção, pois além de dar um toque de “interior”, essa tendência favorece a agradabilidade do espaço. Assim, o fogão a lenha pode ser utilizado tanto em casas de campo quanto em casas de praia.

Acha agradável a ideia de brasilidade e tradição que o fogão a lenha transmite? Saiba mais…

Para cozinheiros de mão cheia

Apesar de contribuírem — visualmente falando — para a tendência rústica, humilde e intimista, os fogões a lenha são direcionados, especialmente, aos cozinheiros mais experientes. Assim, esse tipo de fogão oferece vantagens e desvantagens.

Apesar de demorar mais para se cozinhar em um fogão a lenha, por exemplo, a refeição adquire, certamente, muito mais sabor. Outra vantagem e que o fogão a lenha aquece todo o ambiente quando está sendo utilizado, sendo uma excelente opção para casas na serra ou cidades de clima frio.

Em contrapartida, diferente do que acontece com os fogões elétricos modernos, os fogões a lenha não possibilitam o controle automático da temperatura. Assim, o próprio cozinheiro deve controlar a chama, acrescentando ou reduzindo a lenha.

Como item de decoração

Já que a tonalidade contrasta com o restante do ambiente, há aqueles que possuem uma casa rústica e desejam o fogão a lenha apenas para complementar na decoração. Nesse caso, é interessante incrementar o utensílio com outras peças decorativas, principalmente no seu interior. Panelas e chaleiras, em especial as de barro, dão um toque todo especial à cozinha ou a outro cômodo, como a sala para receber amigos. O fogão pode até funcionar como uma lareira.

Versão pré moldada

Para quem pensa que construir um fogão a lenha nas cozinhas rústicas é uma tarefa complicada, é interessante frisar que, atualmente, é possível encontrar opções que facilitam a montagem da peça, como os fogões à lenha comercializados em kits pré moldados. Eles podem ser encontrados em lojas de materiais de construção ou em lojas especializadas em churrasqueiras.

Além da praticidade, o grande diferencial dessa opção é a customização: é possível aplicar diferentes tipos de revestimento, como a pintura, os ladrilhos hidráulicos e a cerâmica. Assim, combinar o fogão a lenha com o restante da decoração das cozinhas fica bem mais simples.

Tradição e modernidade

Vivemos em uma época em que é valorizada a recuperação de tendências que vingaram no passado, incorporando-as a nossa rotina atual. Dessa forma, o retrô é bem presente no mundo da decoração.

Assim, ao contrário do que muitos pensam, os fogões a lenha podem manter a modernidade do ambiente e o seu toque rústico. Cada vez mais as decorações modestas são utilizadas por grandes decoradores, tendo o fogão a lenha como destaque em espaços gourmets e chácaras.

>Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>