30 de outubro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Faça você mesmo: prateleiras criativas

Cada vez mais a busca pelo lar perfeito inclui ideias criativas e feitas pelos próprios donos, garantindo peças exclusivas e a deliciosa sensação de “eu que fiz” para mostrar para todas as visitas. Confira algumas dicas muito legais de prateleiras para personalizar ainda mais sua casa.

Prateleiras feitas com livros

Selecionamos duas formas de usar livros para criar prateleiras e ainda deixar a decoração mais descontraída.

Na primeira sugestão, você junta uma série de livros, alinhados pela parte lateral deles, prende uns aos outros com materiais resistentes e depois fixa na parede, simples assim. O tamanho da prateleira você regula com a quantidade de livros agrupados.

Na segunda sugestão, você vai precisar de um suporte e um livro. O suporte pode ser de metal ou madeira. Hoje em dia, você encontra facilmente esses suportes próprios para montar prateleiras em lojas especializadas, com cores e formatos variados. O livro deve ser do tamanho que você quiser que a base da prateleira tenha. Basta fixar o suporte na parede e apoiar o livro sobre ele, preferencialmente com fita dupla face para evitar deslocamento.

Prateleiras feitas com caixas

Mais dois modelos lindos para te inspirar.

Para quem gosta de decorar a casa com pequenos objetos, essa dica é perfeita. Basta arranjar alguns caixotes (desses de feira mesmo), lixar e pintar da cor que preferir. Para decorar o fundo, você pode recortar e colar um pedaço de tecido ou papel estampado, conforme a sua preferência de estampa.

Para os amantes de assimetrias, temos uma ótima dica. Você vai precisar de um bastão, cano ou viga, na altura que desejar que a sua prateleira tenha. Separe algumas caixas, suficientes para alcançar a altura desejada. Prefira as caixas com material mais resistente. Pense no formato que você quer para as prateleiras e use a furadeira para fazer um furo em cada uma delas, no sentido desejado, com largura suficiente para passar a viga entre eles. A aparência final deve ficar parecida com o exemplo da foto.

Prateleiras feitas com moldura

Material necessário: uma caixa e uma moldura. Podem ser usadas molduras de espelhos ou daquele quadro quebrado que você tem encostado na sua casa. Você também pode buscar essas peças em lojas de antiguidades. A caixa deve ser de material resistente e será encaixada na parte de trás da moldura, depois é só pendurá-la.

Prateleiras feitas com malas e maletas

Sabe aquelas malas antigas da sua avó que estão guardadas no quartinho da bagunça? E aquelas maletinhas de mão da sua infância que estão esquecidas dentro do armário?

Agora elas podem virar a decoração mais cool da sua casa! Basta prendê-las na parede com um suporte ou com parafusos. A escolha do método de fixação vai depender do tamanho e do peso da mala escolhida.

Prateleiras feitas com escada

Essa sugestão é excelente para organizar ambientes, como a cozinha ou o jardim, pois é uma ideia versátil e você pode customizar conforme o seu gosto.

Para fazer uma prateleira igual a do exemplo abaixo, você vai precisar de uma escada dupla e tábuas para apoiar entre os degraus. Aí basta você dar o seu toque, pintando, estampando com tecidos etc. Lembrando que é sempre bom lixar a madeira antes de pintar e que a aplicação de verniz pode dar um acabamento ainda melhor e mais duradouro.

Nesta outra sugestão, basta usar uma escada unilateral, preferencialmente com degraus retos. Sugerimos pregar algumas tábuas pequenas para aumentar o espaço de apoio da prateleira, além de dar mais firmeza.

Prateleiras feitas com canos

Para fazer esse modelo você vai precisar de canos, e algumas braçadeiras ou “cotovelos”. Esse material é facilmente encontrado em lojas de construção, e às vezes, até em caçambas pela rua. 

Você pode pintá-los com uma tinta brilhante como na foto, ou se preferir, pode usar tinta fosca, gliter ou até encapá-los com tecido.

Prateleiras feitas com porta

Aproveite aquela reforma e as trocas das portas, para reutilizar as velhas e transformá-las em uma elegante prateleira.

Serre e retire pedaços grandes retangulares da porta. Depois lixe a porta. Pregue alguns pedaços de madeira nos espaços vazios, para servirem como as áreas de apoio da prateleira. Agora é só pintar tudo com a cor preferida e apoiar sua porta prateleira na parede!

Fonte: Loucos por Imóveis

Link da matéria: http://www.vivareal.com.br/loucosporimoveis/blog/faca-voce-prateleiras-criativas/#ixzz2jD0hSQI0 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>