14 de dezembro de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Fabricante orienta uso do elevador

Foto: Divulgação

 “Muitas vezes o (ocupante do) condomínio não sabe, mas de acordo com a legislação vigente, a responsabilidade civil e até mesmo criminal por qualquer acidente envolvendo o elevador será compartilhada entre a empresa que presta serviço de manutenção, o condomínio e o síndico”, alertou o coordenador corporativo comercial de serviços Helder Alberto Oliveira Canelas, da Thyssen krupp, fabricante do equipamento.

Segundo a empresa, atualmente, cerca de 12 bilhões de elevadores estão em operação no mundo e transportam um bilhão de pessoas por dia. Para manter o bom funcionamento do equipamento e evitar a degradação por conta do uso, são necessárias atitudes seguras que nem sempre são adotadas, muitas vezes por falta de orientação.

Para orientar profissionais que trabalham em condomínios, a empresa anunciou um programa de palestras de uso correto do produto.

De acordo com a fabricante de elevadores, o conteúdo teórico é bem completo e aborda desde dicas de segurança até informações referentes às responsabilidades sobre o equipamento, aspectos jurídicos, físicos e estruturais referentes à empresa de assistência técnica, bem como pretende esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do produto.

Um exemplo dado pela empresa é necessidade da contratação de uma prestadora do serviço, a partir da exigência de dois documen tos, segundo a Thyssen Krup, fundamentais: registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e a Anotação de Responsabilidade Técnica (Art), que garante ao condomínio que existe um engenheiro técnico responsável.

Conforme a fabricante de elevadores, a palestra também orienta sobre os cuidados que devem ser tomados quando o elevador apresenta algum problema. A primeira orientação é não tentar resolver o problema sem a presença do técnico, “pois qualquer atitude errada pode colocar as pessoas em uma situação de risco”, alertou Canelas.

Entre os riscos e responsabilidades está o resgate de passageiro preso no elevador, feito sem a ajuda de profissionais treinados. A empresa também reforça lembretes de segurança, como a proibição de acesso à casa de máquinas por pessoas não autorizadas.

Além da parte teórica, a palestra inclui vídeos sobre uso correto de elevadores e escadas rolantes criados pela empresa para orientar o público em geral, especialmente as crianças.

Fonte: Folha do Condominio

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>